O presidente da Assembleia gaúcha, deputado Adolfo Brito (PP), recebeu, na tarde desta quarta-feira (14), o secretário Gilmar Sossella para uma conversa sobre ensino profissionalizante. O titular da Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Profissional apresentou ao chefe do Legislativo a segunda etapa do ‘RS Qualificação’, política pública que oferece aos gaúchos oportunidades de formação técnica a partir de cursos como operador de drone, encanador, mecânico, padeiro e cuidador de idoso – no total, 104 possibilidades de formação. A iniciativa envolve convênios entre Governo do Estado e prefeituras.
Atualmente, 202 municípios são parceiros e o programa espera alcançar 20 mil alunos. Na primeira fase, foram investidos cerca de R$ 12 milhões de reais oriundos do Executivo gaúcho, com contrapartida de R$ 2,2 milhões dos municípios. O presidente Brito avaliou positivamente o projeto e analisa a viabilidade de uma parceria da Assembleia Legislativa.
“Nós julgamos de interesse público. Precisamos qualificar nossos trabalhadores, por isso essa reunião. Mais gente no caminho da qualificação no interior e nas cidades grandes, pois sem qualificação não se consegue um bom emprego. Estaremos propondo cursos também para nossa região Centro-Serra”, argumentou Brito.
Sossella destacou a facilidade que a proposta gera para pessoas que moram em regiões geográficas distantes dos médios e dos grandes centros. “As pessoas, muitas vezes, precisam se deslocar quilômetros e quilômetros. Garruchos, por exemplo, 60 quilômetros de estrada de chão até chegar a uma localidade um pouco maior. Com o RS Qualificação, esta população pode fazer o ensino lá mesmo”, defendeu o secretário.
Fonte e foto: Comunicação – Assembleia Legislativa RS
PG
Atenção Básica: prevenção de doenças e cuidado contínuo da população em Bento
Feira do Peixe acontece até a sexta-feira santa no centro de Bento
Descubra seis harmonizações de espumantes, vinhos e chocolate para a Páscoa