O presidente da Assembleia gaúcha, deputado Adolfo Brito (PP), recebeu, na tarde desta quarta-feira (14), o secretário Gilmar Sossella para uma conversa sobre ensino profissionalizante. O titular da Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Profissional apresentou ao chefe do Legislativo a segunda etapa do ‘RS Qualificação’, política pública que oferece aos gaúchos oportunidades de formação técnica a partir de cursos como operador de drone, encanador, mecânico, padeiro e cuidador de idoso – no total, 104 possibilidades de formação. A iniciativa envolve convênios entre Governo do Estado e prefeituras.
Atualmente, 202 municípios são parceiros e o programa espera alcançar 20 mil alunos. Na primeira fase, foram investidos cerca de R$ 12 milhões de reais oriundos do Executivo gaúcho, com contrapartida de R$ 2,2 milhões dos municípios. O presidente Brito avaliou positivamente o projeto e analisa a viabilidade de uma parceria da Assembleia Legislativa.
“Nós julgamos de interesse público. Precisamos qualificar nossos trabalhadores, por isso essa reunião. Mais gente no caminho da qualificação no interior e nas cidades grandes, pois sem qualificação não se consegue um bom emprego. Estaremos propondo cursos também para nossa região Centro-Serra”, argumentou Brito.
Sossella destacou a facilidade que a proposta gera para pessoas que moram em regiões geográficas distantes dos médios e dos grandes centros. “As pessoas, muitas vezes, precisam se deslocar quilômetros e quilômetros. Garruchos, por exemplo, 60 quilômetros de estrada de chão até chegar a uma localidade um pouco maior. Com o RS Qualificação, esta população pode fazer o ensino lá mesmo”, defendeu o secretário.
Fonte e foto: Comunicação – Assembleia Legislativa RS
PG
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves