Artista plástico lança obra “Ameaça do futuro da nossa paisagem rural” em Bento

A partir do dia 29 de dezembro, Bento Gonçalves irá conhecer a mais nova obra do artista plástico Aido Dal Mass. Intitulado “Ameaça do futuro da nossa paisagem rural”, o projeto objetiva renovar a imagem de uma região rural de Bento Gonçalves, inserindo cinco esculturas com tamanho de dois metros inspiradas nas atividades camponesas.

As peças foram confeccionadas com a técnica destrutivista difundida por Dal Mass em Bento Gonçalves e que se baseia em utilizar a destruição em favor da arte. Dessa forma, utiliza-se materiais de ferro velho, especialmente o zinco (que é imune às intempéries do tempo que afetam a maioria dos metais), arames e canos, tendo como base de tijolos e ladrilhos confeccionados na zona rural de Bento Gonçalves, justamente onde as estátuas serão aplicadas.

Aido Dal Mass é natural de Ponta Grossa, Paraná. Em meados de 1956, sua família retorna para Bento Gonçalves, onde reside até hoje. Autodidata, Dal Mass tem uma trajetória de 35 anos, produzindo diversos trabalhos como pinturas e esculturas com os mais diversos materiais e técnicas com leituras diversas para o Brasil e exterior. Boa parte de sua obra retrata a saga da imigração italiana no Rio Grande do Sul.

Em sua fase atual utiliza acrílico sob tela de caráter expressionista geométrico. Já produziu obras relacionadas às técnicas abstratas e surrealistas. Na escultura imprime um traço geometrizado sem perder essencialmente as curvas com uma leitura contemporânea.

O projeto artístico “Ameaça do futuro da nossa paisagem cultural” foi contemplado pelo Fundo Municipal de Cultura.

Serviço

O que: lançamento do projeto “Ameaça do futuro da nossa paisagem rural”

Quando: 29 de dezembro

Horário: 14h

Onde: Atelier Aido Dal Mass – Rua Humaitá, 585

Fonte: Assessoria de Comunicação Social

Fotos: Divulgação/Émile Dala Senta

error: Conteúdo Protegido