Com objetivo de colocar em prática o conhecimento colhido na sala de aula, estudantes desenvolveram criações de moda sob o tema ‘Novas Perspectivas’.
O ano de 2020 exigiu ‘Novas Perspectivas’. Não por acaso, o argumento deu o tom da 28ª edição da Maratona de Moda da UCS, realizada nos dias 21 e 22 de dezembro em formato virtual, devido à pandemia da Covid-19. O evento teve como objetivo colocar em prática os conhecimentos desenvolvidos ao longo do semestre na disciplina Laboratório de Criatividade e nos Trabalhos de Conclusão de Curso.
Com transmissão dos desfiles pelo canal do EaD UCS no YouTube, foram conhecidos ainda o vencedor do 42º Prêmio UCS/Sultextil e o trabalho que recebeu menção honrosa. Os looks foram produzidos pelos alunos do curso de Design de Moda, no segundo semestre de 2020.
42º Prêmio UCS/Sultextil
A parceria entre a UCS e a indústria de tecidos Sultextil visa proporcionar aos estudantes a prática da pesquisa e da descoberta de novos resultados a partir dos tecidos, além de apresentar possibilidades, muitas vezes inéditas, de aplicações. Os alunos desenvolveram uma coleção conceitual a partir de pesquisa e interpretação do tema proposto e, dentro da coleção, com um look confeccionado com tecido Sultextil, em cores e padronagens definidas em sorteio para a mostra competitiva.
Nessa empreitada, a vencedora do 42° Prêmio UCS/Sultextil foi a estudante Maísa Martins Zanela, com a coleção Antropófaga e Metamorfa, inspirada em uma estética futurista, moderna e tecnológica. Para a construção da peça, a acadêmica utilizou referências nacionais da arte moderna, como o escritor Oswald Andrade e a artista plástica Tarsila do Amaral.
Conforme a Maísa, a coleção foi intitulada a partir da pandemia de Covid-19, que proporcionou muitas mudanças na vida das pessoas, permitindo que transformações acontecessem. A aluna conta que o processo de produção das peças exige um ‘pensar diferente’ e coloca em prática os conteúdos aprendidos em sala de aula.
“Ganhar o prêmio UCS/Sultextil é a realização de um sonho, fará com que meu trabalho seja mais conhecido, tanto no meio acadêmico quanto na cidade/comunidade, e vai me permitir viajar a Paris, um dos lugares mais importantes da moda mundial”, enfatiza.
Menção honrosa – Coleção Cicatrizes
Aline Giequelin recebeu menção honrosa na 28ª edição da Maratona de Moda da UCS. A estudante desenvolveu a coleção Cicatrizes, inspirada especialmente em uma fotografia do francês Jean Faucheur. O trabalho inspirador tem relação com sentimentos como insegurança, ansiedade e medo, emoções relacionadas com a pandemia.
Aline conta que o nome da coleção também foi escolhido pelo caimento dos tecidos utilizados para a construção das peças.
“Para a linha de coleção, os looks apresentavam peças mais pesadas e rígidas, representando as emoções mais negativas e que trazem angústia e sensação de sufocamento, porém, há uma transição para sentimentos mais positivos que remetem a uma descoberta interior, permitindo a libertação e o crescimento pessoal. Logo, as peças passam a ser mais leves e fluidas”.
Créditos: Roger Clots
- Coleção Antropófaga e Metamorfa por Maísa Martins Zanela.
- Coleção Cicatrizes por Aline Giequelin
Fonte: Imprensa UCS
Encontro de formação sobre a Campanha da Fraternidade 2025 será nesta terça-feira, 26 de novembro, em Caxias do Sul
Medida provisória libera R$ 118,2 mi para gestão de desastres no Rio Grande do Sul
5ª Exposição da Qualidade do Tacchini Saúde, em Bento, celebra recorde de trabalhos