Entre os dias 9 e 11 de maio, programação abordará temas como ESG, liderança e inovação envolvendo grandes empresas e startups
Mais de 50 startups expondo, quase metade delas envolvidas em batalhas, mais de 30 palestras e incontáveis conexões. A Arena de Startups estreia como uma das atrações da Fiema Brasil, entre os dias 9 e 11 de maio, movimentando o ecossistema da inovação gaúcha em Bento Gonçalves, no Parque de Eventos.
O encontro adiciona inovação extra à maior feira ambiental do sul do país, já conhecida por seu pioneirismo em apresentar respostas sustentáveis a demandas produtivas. A jornada de transformação proposta pela Arena de Startups, realizada pela Fiema em parceria com o SebraeX – marca de inovação do Sebrae –, passará por uma série de painéis, palestras, pitchs e talks gratuitos pensados para construir vantagem competitivas aos negócios.
Os assuntos contemplam temas como ESG (práticas ambientais, sociais e de governança), liderança, inovação e transformação organizacional, com conversas entre 20 minutos e uma hora de duração. Também estão agendadas apresentações de cases de empresas e de startups – veja a programação abaixo ou no link https://arenafiema.proamb.com.br. No palco, o público poderá acompanhar nomes como Sandro Magaldi, autor de 8 livros de negócios que já venderam mais de 100.000 cópias dentre eles o bestseller “Gestão do Amanhã”; Daniel Ely, Vice-presidente Executivo e COO-Chief Operating Officer de Serviços Financeiros e Digitais da RandonCorp; Alexandre Weimer, CEO @a9.performance & Cofundador @hj.conference & investidor de projetos estratégicos; Esdras Moreira, CEO na Introduce, Diretor Regional do SEPRORGS na Serra Gaúcha, por exemplo.
Na Trilha ESG (Environmental, Social and Governance), sobem ao palco convidados das empresas Dana, Mercur, Arezzo, RandonCorp, GreenThinking Project e Sistema B Brasil, abordando cases práticos dentro dos 3 pilares: Ambiental, Social e Governança. A trilha de cases de sucesso terá painéis com startups de gestão de resíduos, agronegócio, hubs de inovação, cidades inteligentes, investimentos, entre outros. A arena apresentará, também, talks falando sobre transformação digital, agilidade, inovação, inteligência artificial, entre outros.
Neste mesmo espaço, de 1 mil m², 55 startups expõem produtos e serviços direcionados à transformação no gerenciamento de negócios, oportunizando soluções em diversas áreas. Algumas delas estão envolvidas no projeto ‘gestão a vista’, onde aplicam suas soluções na gestão da Fiema, de resíduos, ESG, energia, segurança e fluxo de pessoas. Outras 24 farão parte do desafio “Like a Boss”, uma das atividades mais aguardadas da programação do evento. Na competição, elas se enfrentam para apresentar sua proposta a uma bancada de investidores. “Vamos selecionar cinco temáticas, e cada startup terá 30 segundos para defender cada um dos temas”, antecipa o head de Startups do Sebrae RS, Alcir Cardoso Meyer. Ao fim da batalha, três startups serão escolhidas como destaques da competição. Elas terão a oportunidade de disputarem a final gaúcha, que acontecerá na Gramado Summit de 2024, ao lado de outras startups selecionadas em batalhas promovidas ao longo do ano pelo SebraeX.
Além das batalhas, ocorrerão pitchs inversos, ou seja, quando as startups vão para a plateia e ouvem das empresas ou de investidores seus desafios ou outras questões relacionadas a seus negócios.
Serviço
O quê: 1ª Arena de Startups, na Fiema Brasil
Quando: dias 9, 10 e 11 de maio, a partir das 9h
Onde: Pavilhão E do Parque de Eventos (Alameda Fenavinho, 481), em Bento Gonçalves
Quanto: entrada franca, mediante inscrição prévia por este link ou www.fiema.com.br
Informações: (54) 3055.8710
Programação
09 de maio
10h: Engenharia Multidisciplinar: Uma abordagem para redução de custos com água e efluentes – Tanara Dariva Beux e Diego Fernando Schneider (Zeosolutions Tratamento de Água e Efluentes)
10h30: Aplicação de Geossinteticos em obras ambientais – Silvio Palma (Ober S/A Indústria e Comércio)
12h: Por que enterrar se podemos transformar? Tecnologia única e inovadora na valorização de Resíduos Solidos – (Ekt)
12h30: Espaço Expositor
13h: ESG – Uma Oportunidade – Simone Noronha Nogueira e Yuri Silva dos Santos
13h50: Sistema B e sua jornada ESG – Rose Floriano (Sistema B Brasil)
14h30: Diversidade e Inclusão na moda – Dafne Panatieri e Suelen Joner (Arezzo&CO)
15h10: A importância do G em ESG – Eduardo Assmann (Mercur)
15h50: Avaliação do Ciclo de vida de produtos – Naiara Comenale Lopes (Gerdau)
16h30: Sistema de fertiirrigação de efluentes tratados – Rodrigo Mills (Dana)
17h: Like a Boss – Batalha de Startups (SebraeX)
18h: Pitch Inverso – Empresas e Investidores apresentam desafios (SebraeX)
19h: Os 17 ODS da ONU na estratégia das organizações públicas e privadas – John Fernando de Farias Wurdig e Polinizando diferentes ecossistemas – Lucas Fontes (Green Thinking Project)
10 de maio
9h: Investimentos em Inovação
9h50: Proamb e Fiema – passado, presente e futuro – Gustavo Fiorese
10h40: Instituto Hélice – O que é e como fazer parte? – Marina Poloni
11h: Painel Conexão empresas e startups – Como foi começar essa jornada? E como tem sido atualmente? – Móveis Florence, Sicredi Serrana, Movestock e Instituto Hélice
12h05: Pitch Day – startups tema ESG – Instituto Hélice
13h15: Talk sobre Capitalismo Consciente o que é e como fazer parte? – Eliane Davila e Daniel Borelli (Instituto Hélice)
13h50: Painel Hubs gaúchos de Inovação
13h50: Pitches fantásticos e onde habitam – Conexo
14h45: Painel Cidades Inteligentes – Bento+20, MOBI e Rafael Bechelin (Federasul)
15h45: Painel Agro é tech e transforma o impacto ambiental
16h45: Coopetição e Economia Circular na prática: O case da GTMM – Meu Resíduo, Trashin, Movestock e GWA
17h: Like a Boss – Batalha de Startups (SebraeX)
18h: Experiência do Cliente – Matheus Paixão (Atria Design)
18h45: ESG na Randoncorp
11 de maio
9h: Painel Hubs gaúchos de Inovação
9h50: CHATGPT: O avanço da Inteligência Artificial – Ederson de Almeida (Gáutica)
10h40: Jovem aos 70 anos: como implantamos agilidade numa grande empresa tradicional – Talles João Sirene (Agile Serra Gaucha)
11h30: Case Conexo | Desenvolvimento sustentável: Como a unidade de negócio da Randoncorp tornou- se o ambiente de inovação mais relevante do interior gaúcho – Léo Redondo
12h20: HJConference – Alexandre Weiner
13h10: Transformação Digital e seus caminhos – Esdras Moreira (Introduce)
14h: Metaverso – Pedro Bochese
15h: Conexões e Reflexões – Daniel Ely (Randon)
16h: Like a Boss – Grande Final Batalha de Startups (SebraeX)
16h45: Gestão do Amanhã e Novo Código de Cultura – Sandro Magaldi
17h45: Talk Inovação, Liderança e negócios – Sandro Magaldi, Daniel Ely e Alexandre Weiner
18h40: Like a Boss – Vencedores da Grande Final Batalha de Startups (SebraeX)
19h: Inimaginável – Alexandre Weiner
Legenda: Fiema Brasil ocorre de 09 a 11 de maio em Bento Gonçalves
Crédito: Ana Cris Photo
PG
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor