O projeto Maturidade Urbana, uma parceria entre o Sesc Bento Gonçalves e as Secretarias Municipais de Cultura e de Esportes e Desenvolvimento Social da Prefeitura, lançou um rap produzido pelas participantes, que pode ser conferido no YouTube clicando AQUI. Iniciado em maio, o projeto Maturidade Urbana vem proporcionando uma série de novas experiências aos idosos em Bento Gonçalves, promovendo a qualidade de vida e a exploração de novos conhecimentos por meio de segmentos artísticos ligados à cultura urbana.
Assim, as integrantes participam de aulas de dança, aprendendo passos, gestos e coreografias relacionados ao movimento Hip Hop. Elas também aprenderam sobre grafitagem e assistiram a um documentário sobre o tema, conhecendo um mundo até então inexplorado e atrelado especialmente aos mais jovens. A produção do rap foi mais uma atividade, que agradou as participantes.
“A mensagem que a música passa é de que nada é impossível. É só querer que a gente consegue, claro que dentro das nossas limitações”, destaca Dorotea Rizzon, uma das integrantes do Maturidade Urbana. “Estamos gostando e aprendendo muito, tentando fazer o nosso melhor”, finaliza. O rap lançado tem um título criativo, “Hip Hop é mais legal que fazer tricô”, que remete a como o projeto tem apresentado novos horizontes ao grupo de idosos. A obra aborda isso.
A música recebeu um tratamento baseado em trap, subgênero do rap que surgiu na década de 2000, nos Estados Unidos, com batidas mais melódicas e com baterias, usando também a ferramenta do auto-tune, que é uma das suas estéticas. A letra foi escrita pelas MCs New Guss e Makley, baseada nas experiências que elas tiveram sobre a Cultura Urbana, com melodia gravada no estúdio Visão Natural.
Há 77 anos, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac está próximo da comunidade e das empresas gaúchas em prol do desenvolvimento, da felicidade e da mudança. Em 2022, a atuação em rede é o foco principal, oportunizando mais acesso aos serviços do Sesc e Senac como cultura, esporte, saúde, lazer, assistência e educação. Além disso, com o apoio dos sindicatos empresariais filiados, a Fecomércio-RS oferece ações que incentivam o empreendedorismo e o crescimento dos negócios do setor terciário.
Denis Machado
Moglia Comunicação Empresarial
PG
1º Simpósio de Estomias do Tacchini reúne 70 profissionais de saúde
Secretaria da Mobilidade informa alterações no trânsito no bairro Maria Goretti, em Bento
Valor de repasse do IPE Saúde é ampliado e prestadores receberão R$ 163,1 milhões nesta quinta, dia 21