O exclusivo 10 Lotes D.O.V.V. Merlot, elaborado com vinhos de 10 vinícolas, tem produção de apenas 3 mil garrafas
As primeiras garrafas do primeiro e único vinho coletivo com Denominação de Origem do Brasil começaram a chegar às mãos – e ao paladar – dos apreciadores da bebida de Baco. Para ser um dos privilegiados possuidores desse exemplar singular da produção vitivinícola nacional, que reúne a expertise de 10 vinícolas do Vale dos Vinhedos, é preciso se apressar.
O 10 Lotes D.O.V.V. Merlot tem produção limitada de apenas 3 mil garrafas, sendo comercializado unicamente para pessoas físicas e CNPJ de revenda através da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), organizadora do inédito projeto – veja abaixo como proceder para adquirir o vinho.
Quem tiver o prazer de degustar esse icônico vinho, que exalta a cepa Merlot, emblemática da D.O. do Vale dos Vinhedos para tintos, terá uma experiência singular. O projeto começou a ser gestado em 2022, com uma seleção dos melhores vinhos com D.O. das 10 vinícolas participantes. Amostras de cada um deles foram reunidas para uma degustação prévia entre os enólogos dessas vinícolas, para saber como o vinho se comportava. “O resultado foi incrível”, lembra o presidente da Aprovale, Ronaldo Zorzi. Em 2023 foram coletadas uma barrica de cada um dos vinhos selecionados, cujo corte originou o exemplar que passou a ser comercializado em 2024, após ser aprovado e recomendado por unanimidade em uma degustação às cegas conduzida pelo Conselho Regulador da Indicação Geográfica do Vale dos Vinhedos.
O 10 Lotes é um varietal Merlot oriundo de três grandes safras – 2020, 2021 e 2022. As vinícolas Ales Victoria, Almaúnica, Casa Valduga, Don Laurindo, Larentis, Miolo, Pizzato e Terragnolo contribuíram com seus Merlot D.O. safra 2022. A Peculiare, por sua vez, com o Merlot D.O. safra 2020, e a Dom Cândido com o Cabernet Sauvignon safra 2021 – cultivar autorizado como variedade complementar. O resultado é um vinho de identidade, como não poderia deixar de ser. “É um vinho com a tipicidade do Vale, com a marca de nosso terroir, único. Sua coloração é um vermelho rubi intenso, com tons violáceos. No nariz, percebemos aromas de frutas negras, mentolado e especiarias em geral. Tem excelente volume de boca, boa persistência e taninos maduros e macios. É um vinho muito elegante e com excelente potencial de guarda”, analisa Zorzi.
O 10 Lotes D.O.V.V. é entregue acondicionado numa caixa de luxo, nas versões 1, 3 ou 6 garrafas, e acompanhado de material alusivo à Denominação de Origem Vale dos Vinhedos, valorizando ainda mais o alto nível da produção brasileira, um dos objetivos desse projeto. O Vale dos Vinhedos, além de ser o principal destino enoturístico do país, foi pioneiro duas vezes na obtenção de Indicação Geográfica, primeiro com a Indicação de Procedência, em 2002, e depois com a Denominação de Origem, em 2012.
Como adquirir
O vinho 10 Lotes D.O.V.V., primeiro vinho coletivo com Denominação de Origem do Brasil, está à venda exclusivamente através da Aprovale pelo WhatsApp (54) 2209.0018 ou pelo site www.valedosvinhedos.com.br/dovv. Apenas pessoas físicas e CNPJ de revenda podem adquirir o vinho.
Fonte: Exata Comunicação
Fotos: Eduardo Benini
Pagamento do IPVA 2025 começa em 11 de dezembro, com descontos de R$ 315 milhões
Coro Unimed leva música e emoção em eventos da Noite Luminosa, na Serra Gaúcha
Banda Samba de Moça é atração no Verão Cultural de Natal nesta terça, dia 3