A aprovação do texto-base do projeto que estabelece o Regime de Recuperação Fiscal para os estados pela Câmara dos Deputados, na última terça-feira, dia 18, é apontada pelo governador José Ivo Sartori como uma “resposta positiva” no programa Governo e Comunidade desta semana. “Com a recuperação fiscal, podemos ter um alívio, deixando de pagar nove bilhões de reais para a União nos próximos três anos”, afirmou.
O governador destaca que, durante o período de carência da dívida com o governo federal, o Estado poderá buscar novos empréstimos para Segurança, Saúde e Educação, entre outras áreas. “Ainda não é o ideal, mas era o que precisávamos neste momento de dificuldades financeiras”, observou.
Sartori frisou ainda que o Estado necessita da cooperação da Assembleia Legislativa na aprovação de projetos que fazem parte do Plano de Modernização: “Temos que olhar para o futuro do Rio Grande. Não vamos avançar sem que os parlamentares se sensibilizem”. Entre os projetos em tramitação, lembrou a proposta de venda ou federalização das estatais de energia CEEE, Sulgás e Companhia Rio-Grandense de Mineração (CRM).
Informações do Palácio Piratini
Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor