Sete vinícolas fundam a APROLEMOS com o objetivo de estabelecer uma nova IG, incentivar e preservar a cultura do vinho, a pesquisa e promover o potencial produtivo do mais antigo produtor de uvas de Bento Gonçalves
Sete vinícolas de Faria Lemos, interior em Bento Gonçalves, uniram-se em torno de um propósito nobre e comum: valorizar o território, fortalecer a produção vitivinícola local e promover o potencial cultural e turístico da região. Foi com essa visão compartilhada que, no dia 15 de julho de 2025, foi fundada a APROLEMOS – Associação de Produtores de Vinhos Finos de Faria Lemos. A entidade nasce com um olhar coletivo e estratégico, reunindo também sócios contribuintes engajados no desenvolvimento do enoturismo e da identidade territorial.
Com mais de 100 anos de fundação, Faria Lemos é o mais antigo distrito de Bento Gonçalves e também o maior produtor de uvas do município, com mais 2.080 hectares cultivados. Com forte vocação vitivinícola e paisagens de rara beleza — com destaque para o Vale Aurora —, o território reúne condições únicas que inspiram a construção de uma identidade própria. A APROLEMOS surge como uma entidade articuladora, comprometida com a preservação, o fortalecimento e a promoção dessa identidade, além de liderar o início de um movimento para o reconhecimento da Indicação Geográfica (IG) dos vinhos de Faria Lemos.
Entre os principais objetivos da nova associação estão o incentivo à pesquisa e à inovação vitivinícola, a qualificação da produção local, o desenvolvimento do enoturismo, a promoção da cultura local e a preservação ambiental e paisagística. A APROLEMOS também atuará na defesa e gestão da Indicação Geográfica “Faria Lemos”, além de representar os interesses dos associados junto ao poder público e a entidades nacionais e internacionais.
Nova geração à frente do movimento
A diretoria executiva da APROLEMOS é liderada pelo jovem enólogo Lorenzo Cristofoli, que assume a presidência com a missão de conduzir esse novo ciclo de valorização do território. Ao seu lado estão Anderson Buffon, da Vinícola Buffon, na vice-presidência, e Alceu Speranza, da Vinhos Speranza como diretor administrativo-financeiro, além de um Conselho Fiscal e de um Conselho Técnico voltado à gestão da IG. “Esta associação nasce de um desejo coletivo, construído por quem vive, produz e acredita neste território. Nossa missão é fazer com que Faria Lemos seja cada vez mais reconhecida pela qualidade de seus vinhos e pela força de sua história”, destaca Lorenzo.
Com sede na Linha Paulina – ERS 431, km 03 -, a APROLEMOS reúne vinícolas, instituições, profissionais do turismo, da pesquisa e da cultura, divididos entre Associados Produtores, Setoriais, Promotores e Honorários, e segue aberta à adesão de novos associados. A entidade já estrutura ações voltadas à educação, promoção, eventos, desenvolvimento sustentável e intercâmbio técnico, além de criar canais de apoio à comercialização e à presença institucional de Faria Lemos no cenário vitivinícola nacional.
Diretoria APROLEMOS Gestão 2025/2027
Presidente: Lorenzo Cristofoli (Cristofoli Vinhos de Família)
Vice-presidente: Anderson Buffon (Vinícola Buffon)
Diretor Administrativo-Financeiro: Alceu Speranza (Vinhos Speranza)
Conselho Fiscal
Titulares: Irineu Dall Agnol (Estrelas do Brasil), Pedro Gallina (Granja Paulina) e Letícia Cristofoli (Cristofoli Vinhos de Família)
Suplentes: Andriza Zonta (Vinhos Speranza), Geyce Marta Salton (Vistamontes Vinícola) e Paloma Buffon (Vinícola Buffon)
SÓCIOS FUNDADORES
Produtores:
Cristofoli Vinhos de Família
Dal Pizzol Vinhos Únicos
Speranza Vinhos
Vinícola Buffon
Vinícola Mena Kaho
Vinícola Monte Rosário (Vinhos Rotava)
Vistamontes Vinícola
Setoriais:
Cristofoli Enogastronomia
Estrelas do Brasil Comércio de Vinhos
Granja Paulina
Ricordo Villa Paulina
Siracusa Limoncello
4º Encontro Estadual Pumas e Fora de Série acontece em outubro
Rústica Sesc Caitá em Bento reuniu mais de 500 atletas neste domingo, dia 14
Tacchini Instituto de Pesquisa está com seis estudos com recrutamento de participantes em andamento