Apresentado projeto de restauração da Casa Merlin no Caminhos de Pedra

Nesta quinta-feira, dia 29, ocorreu solenidade de apresentação do Projeto de Restauração da Casa da Memória Merlin, localizada no roteiro turístico do distrito de São Pedro, em Bento Gonçalves. O evento aconteceu na sede da Associação Caminhos de Pedra, na presença de Secretários Municipais, representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado, da Secretaria da Cultura do RS, parceiros do projeto e moradores da comunidade.

Houve ainda apresentações de alunos da Escola São Pedro e do Coral Caminhos de Pedra.

O projeto visa a reabilitação da edificação que consta como Patrimônio Histórico do município, através da Lei 5.416, de 19 de janeiro de 2012. A casa possui 43 aberturas, três pavimentos e um total de 400 m² de área construída. Ela é datada de 1884 e foi construída em duas etapas por Pietro Merlin.

A ideia é aplicar um espaço para exposições temporárias relacionadas a imigração italiana, utilizar para a realização de atividades culturais dos grupos folclóricos, como o Grupo de Danças Folclóricas italianas Caminhos de Pedra adulto e infantil, Coro Caminhos de Pedra, Grupos de Flautas Doces, Grupo Teatral São Miguel e Banda Musical São Pedro; bem como utilizar para guardar acervos de famílias de descendentes.

Os valores utilizados são:

Recursos da Associação Caminhos de Pedra: R$ 87.420,62
Recursos da Lei de Incentivo à Cultura: R$ 1.228.993,37

A Associação Caminhos de Pedra possui 20 anos e mais de 60 associados que integram o Roteiro Turístico.

 

Clique para ampliar as imagens:

Fonte: Central de Jornalismo da Difusora

error: Conteúdo Protegido