Doutor em Ciências da Educação Moacir Gadotti é hoje presidente de honra da rede internacional que leva adiante o legado do patrono da educação brasileira. Ao integrar Programa Cátedras UNITWIN/UNESCO, no tema Educação para a Cidadania Global e Justiça Socioambiental, Universidade se conecta a rede que envolve mais de 850 instituições em 117 países
A Universidade de Caxias do Sul apresenta, na quarta-feira, 22 de fevereiro, a partir das 19h, a Cátedra UNESCO que passa a sediar, com o tema Educação para a Cidadania Global e Justiça Socioambiental. A solenidade será seguida de conferência sobre o tema com o diretor fundador do Instituto Paulo Freire, doutor em Ciências da Educação Moacir Gadotti, hoje presidente de honra da rede internacional que leva adiante o legado do patrono da educação brasileira.
A solenidade e a conferência – no UCS Teatro com transmissão via YouTube UCS Educacional, terão espaço após o tradicional Encontro dos Professores com a Reitoria, que abre as atividades de cada semestre letivo na UCS.
Cátedra UNESCO
As cátedras UNESCO têm a função de construir pontes entre a academia, a sociedade civil, as comunidades locais e informar decisões em políticas sobre o tema a que se destinam, no caso da UCS, a educação para a cidadania e para a sustentabilidade.
Ao integrar o Programa Cátedras UNITWIN/UNESCO, a Universidade de Caxias do Sul se conecta a uma rede que envolve mais de 850 instituições em 117 países. Com ampla movimentação de conhecimentos e de ações, essa rede aberta contempla atividades como intercâmbios de docentes e discentes, reuniões conjuntas de trabalho, conferências, publicações, entre outras iniciativas.
O projeto foi aprovado no final de setembro de 2022 pela UNESCO, com parecer favorável do escritório nacional da entidade, em Brasília, chancela do Itamarati, e recebeu o apoio de mais de duas dezenas de instituições nacionais e internacionais.
Na UCS, a Cátedra estará vinculada diretamente à Área do Conhecimento de Humanidades e também ao Programa de Pós-Graduação em Educação, mas vai possibilitar uma interlocução permanente com diversos cursos de graduação e de pós-graduação.
Moacir Gadotti
Diretor fundador do Instituto Paulo Freire de São Paulo (1991). Livre docente pela Universidade Estadual de Campinas (1986) e doutor em Ciências da Educação na Universidade de Genebra (Suiça, 1977). Atuou como professor de História e Filosofia da Educação em diversas instituições (PUC-SP, USP, Unicamp). Atualmente é presidente de honra do Instituto Paulo Freire. Dentre o grande número de publicações, destacam-se Educar para a sustentabilidade (2012), Os mestres de Rousseau (2004), Pedagogia da Terra (2001), Pedagogia da Práxis (1995) e História das Ideias Pedagógicas (1993).
Fonte: ACOM|Assessoria de Comunicação
Foto: Acervo Instituto Paulo Freire
(KPJ)
Egresso de Criação Digital da UCS dirige documentário sobre cheias no Vale do Taquari
Comissão Executiva dos 150 Anos da Imigração Italiana realiza reunião de atualização da programação oficial
Caxias do Sul e Carlos Barbosa recebem a Corrida do Sesi no dia 1º de maio