Comemorado no sábado, 31 de outubro, o aniversário de 120 anos de emancipação política do município, iniciou com visita a obra de revitalização do Parque da Barragem. À tarde, houve celebração de uma missa na Igreja Matriz São Pedro, presidida pelo pároco Frei Jadir Segala e no encerramento das festividades, drive-in do Concerto Fortissimo, da Orquestra Municipal de Garibaldi.
A programação de aniversário se estendeu ao longo do mês de outubro, com eventos como Exposição no Museu Municipal e a Feira do Livro, que encerrou oficialmente também no sábado, 31. Ações como inauguração oficial de obras, homenagens, ordens de serviço, visitas e lançamento de projetos, buscaram aproximar o resultado do trabalho da administração pública com a comunidade.
O Parque da Barragem, maior espaço de lazer ao ar livre de Garibaldi, está cada vez mais próximo da realidade. As obras do passeio estão na fase final, o projeto completo contempla circuito fechado para caminhada de 2 km, ciclofaixa, deques, arquibancadas, mirantes, palco, passarela metálica, guarita, estacionamento, bicicletários, banheiro e área de recreação.
A autoria do projeto de revitalização é da arquiteta Patrícia Pasini, e ocorreu de forma voluntária. Para ela, a arquitetura tem o poder de transformar a vida das pessoas, durante o evento de apresentação, ela falou sobre como ele foi pensado e o que significou projetar o primeiro parque urbano da cidade. “Foi uma experiência incrível e a doação deste projeto à comunidade atendeu o meu propósito enquanto arquiteta de transformar a vida das pessoas!”
Durante a visita, o morador Edevar Zorrer falou sobre o desejo dos moradores do entorno da Barragem em transformar o espaço em um parque e da determinação de algumas pessoas que foram fundamentais para que este sonho se tornasse realidade. “Cito a arquiteta Patrícia Pasini, que doou seu tempo e seus recursos na formatação deste projeto, como pessoa determinada, também o prefeito Antonio Cettolin que junto comigo caminhou por este local, no meio do mato por onde seria feito o caminho, como um grande líder. Esta obra traz uma série de benefícios e oportunidades de negócios que surgem ao redor do local”, declarou.
Em sua fala, o superintendente regional da Região Nordeste da Corsan, Tiago Dellanhese destacou que é uma honra estar participando de um projeto tão grandioso para o bem estar da comunidade. Quanto aos investimentos, anunciou que a Corsan está em fase de licitação para o desassoreamento do arroio de forma definitiva, abrangendo a totalidade do espaço, ampliando a capacidade de reservação e atender os munícipes de forma eficiente. “Também estamos estudando junto com universidades federais, uma solução para a questão das macrofitas aquáticas (marrequinhas) que estão no arroio, para que a barragem seja cada vez mais um cartão de visita, a remoção deve ocorrer nos próximos 60 dias” reforçou ele.
Em sua fala, o prefeito de Garibaldi, Antonio Cettolin parabenizou a todos os garibaldenses pelos 120 anos, deste renovado município. Destacou o projeto da Barragem, que foi construído com várias mãos e ressaltou a todos que se empenharam para que a obra saísse do papel. “O município está sempre em renovação e criando novas oportunidades. O aniversário é de todos nós e temos que celebrar nossas conquistas, esta é mais uma delas”, declarou.
Encerrando as comemorações, a Orquestra Municipal de Garibaldi apresentou o Concerto Fortissimo, sob a dição artística de Luiz Carlos Zeni Junior, com a participação dos solistas Tita Sachet e Rafa Gubert. No formato drive-in e com transmissão pelas plataformas digitais, o concerto é uma homenagem a Imigração Italiana no Rio Grande do Sul, que deu origem à cultura ítalo-sul-rio-grandense que, mesmo após um grande desenvolvimento e miscigenação, permanece viva na memória e nos costumes dos seus descendentes.
O evento em comemoração aos 120 anos de emancipação política de Garibaldi foi uma iniciativa da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura Municipal de Garibaldi
Foto: Ana Biondo
Encontro de formação sobre a Campanha da Fraternidade 2025 será nesta terça-feira, 26 de novembro, em Caxias do Sul
Medida provisória libera R$ 118,2 mi para gestão de desastres no Rio Grande do Sul
5ª Exposição da Qualidade do Tacchini Saúde, em Bento, celebra recorde de trabalhos