Após vencer Prêmio Nacional de Rádio, jornalista da Difusora realiza doação para o projeto “Abelhas do Bem”

Depois da reportagem “Abelhas do Bem” vencer a 1ª edição do Prêmio Conif de Jornalismo – realizado pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional de Ciência e Tecnologia (Conif)-, na categoria Rádio e do pagamento do prêmio ao jornalista e radialista Felipe Machado, da Rádio Difusora, esta sexta-feira foi de repasse de doações no Campus Bento do IFRS

Conforme havia sido anunciado quando da divulgação dos resultados, parte do valor (R$ 1 mil) como forma de incentivo a continuidade da pesquisa educacional foi entregue para a coordenação do projeto para aquisição de oito novas colmeias de espécies de abelhas sem ferrão (Mirim Guaçu, Tubuna, Manduri e Mandaguari), telhas, caixas, mudas de árvores e flores cerejeiras japonesas.

Um ato aconteceu na presença da diretora geral do Campus, Soeni Bellé, a coordenadora da iniciativa Luciana Bernd, bem como os professores Jônatan Müller e Onorato Fagherazzi, bem como colaboradores. Foi efetuada visita no meliponário onde já constam as novas aquisições e um momento especial ocorreu com o jornalista da Difusora formalizando a entrega de um cheque simbólico do Sicredi (pois é associado da cooperativa).

Relembre:

O jornalista e radialista Felipe Machado produziu reportagem veiculada na emissora no dia 26 de dezembro de 2018, no programa “Rádio Jornal 2ª edição” (12h/13h). O material destaca o  projeto desenvolvido pelo Campus Bento Gonçalves do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Mostra que apesar da história de mais de 50 anos da Escola de Viticultura e Enologia, houve expansão de cursos técnicos, superiores e de pós-graduação. E justamente mais recentemente, uma das ações realizadas, destaca a mobilização de estudantes do curso Bacharelado em Agronomia, o Abelhas do Bem.

Embora o IFRS possua um trabalho de cultivo de abelhas na Estação Experimental localizada a 12km da sede, foi no campus Bento, em uma área urbana, que se implantou uma caixa com abelhas sem ferrão, da espécie Jataí.

Sem grandes riscos para estudantes, a partir daí iniciou uma mobilização com cerca de 40 alunos, mas que por iniciativa do setor de enfermaria, passou-se a utilizar-se o mel destas abelhas para elaboração de xaropes, o que passou a beneficiar cerca de 1500 estudantes do campus como um todo.

Foram apresentados depoimentos de um dos idealizadores, o professor de filosofia do curso, Onorato Fagherazzi, de um dos estudantes envolvidos no projeto, Lucas Simieski e da diretora do Campus, Soeni Belle.

A interdisciplinaridade da proposta, além do engajamento dos estudantes, garante a continuidade do projeto, em uma união de extensão e ensino, foram alguns dos pontos evidenciados ao final da produção.

Confira a lista com os vencedores nas demais categorias AQUI.

 

Fonte: Central de Jornalismo da Difusora

Fotos: Airton Ferreira

error: Conteúdo Protegido