Após óbito de Santa Tereza por Covid-19, MP reforça que saúde segue protocolos oficiais

A intensa repercussão nas Redes Sociais com comentários em notícia veiculada sobre o falecimento de um idoso em razão do novo Coronavírus no município de Santa Tereza chegou até o Ministério Público (MP) através da Promotoria de Bento Gonçalves. Enquanto na noite da terça-feira, dia 5, a própria Rádio Difusora com base na divulgação do boletim epidemiológico da Secretaria Estadual da Saúde informava em suas plataformas, ao mesmo tempo as mais diversas opiniões eram emitidas.

No Facebook da emissora comentários do tipo “Que vergonha um meio de comunicação passar para as pessoas notícias falsas”, “Essa Difusora tá pior que políticos de perto de eleição…é uma vergonha essa administração da difusora…péssimo serviço prestado por essa mídia medíocre”, “Rádio Difusora e porque não se certificam do que realmente aconteceu?? Muita falta de empatia”, entre outros. Isto porque teve início um movimento de desconfiança sugerindo dúvida na informação com base em manifestações de leitores na reportagem publicada.

Na manhã seguinte, dia 6 de maio, a coordenação da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde que tem sede em Caxias do Sul, que representava 49 municípios e é uma extensão da Secretaria Estadual da pasta, enviava email para a Promotoria com cópia para alguns Secretários de Saúde mostrando preocupação com comentários e agressões verbais na internet.

Em um dos trechos da mensagem que o Departamento de Jornalismo teve acesso é referido que “acreditamos que este tipo de comentário só leva as pessoas a ficarem contra o serviço público de saúde” e “solicitamos parceria do MP para que este tipo de informação não seja proliferada em redes sociais, visto que, estamos trabalhando para que os danos da pandemia do Covid-19 sejam os menores possíveis”.

A coordenadora da 5ª CRS, Tatiane Misturini Fiorio, em entrevista para Rádio Difusora salientou que existe uma complexidade nas averiguações dos casos através de uma Rede em todas as situações. “A gente sempre se baseia em meios oficiais. Por isto sempre são repassados números de órgãos competentes. A gente não pode ficar trabalhando ou se pautando pelas Redes Sociais”, comentou.

O promotor de justiça, Alécio Silveira Nogueira, solicitou a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Santa Tereza informações do fato e teve como resposta o laudo laboratorial do paciente, que atestou positivo para Covid-19.

Diante do exposto, solicitou que a Prefeitura divulgasse uma nota oficial como esclarecimento para população, além de evitar a divulgação do que chamou de “comentários levianos” com efeito potencial “fake news” com o risco de “aumentar a descrença da comunidade em relação às atividades de saúde”.

“Estamos monitorando as Redes Sociais no sentido de colher informações com alguma área deficitária, um problema de atendimento por exemplo, mas também podemos controlar o desvio de informações. Temos dados oficiais que trabalhamos e não temos razão para desconfiar destes dados pois existem instâncias de controle”, salientou o promotor.

E assim, nesta quinta-feira, 7, a página oficial no Facebook da Prefeitura de Santa Tereza emitiu a nota com repúdio a comentários inverídicos, certificando que todos os protocolos são seguidos e que o informe público do falecimento do idoso deu-se para manter a transparência com a população diante da pandemia. Acrescentou ainda o sentimento de pesar pela perda de um de seus cidadãos.

Assim como procedeu o Poder Público da localidade, a Rádio Difusora através de seu Departamento de Jornalismo trabalha com fontes oficiais e em nenhum momento tem o interesse de trazer “pânico” ou gerar fatos inverídicos em suas publicações. A emissora lamenta o óbito e presta solidariedade aos familiares do idoso. Orienta ainda como veículo prestador de serviço que se há divergência de qualquer tipo de laudo oficial que sejam recorridos aos meios jurídicos questionando os protocolos do Ministério da Saúde, seguidos pelo Estado e pelos Municípios.

Fonte: Felipe Machado – Central de Jornalismo da Difusora

error: Conteúdo Protegido