O roteiro turístico Caminhos de Caravaggio, trecho de 200 quilômetros que liga os Santuários de Caravaggio de Canela a Farroupilha, agora é lei! O governador gaúcho Eduardo Leite sancionou, na tarde da quarta-feira (20), o projeto de lei que institui o Roteiro Turístico e o coloca em um patamar de reconhecimento que possibilita captações de recursos e outras providências que devem impulsionar, ainda mais, o destino.
A justificativa do projeto de lei é que, ao ser reconhecido pelo poder público, o roteiro turístico tem condições de potencializar o turismo na região na medida em que se constitui como um atrativo de vários públicos-alvo, como peregrinos, ciclistas, maratonistas e tradicionalistas. Com a abrangência regional, aproximará as regiões turísticas da Uva e do Vinho e das Hortênsias. Agora, como projeto de lei, os municípios podem buscar, junto ao governo federal, aporte para fomentar o desenvolvimento turístico para o Caminhos de Caravaggio.
Ainda que lançado em maio deste ano, mais de uma centena de caminhantes e ciclistas já percorreram os 200 quilômetros – e, entre cansaço, suor e até lágrimas, sentiram o quanto a fé amplia a resiliência e a capacidade de vencer obstáculos. O roteiro contempla as cidades de Canela, Gramado, Nova Petrópolis, Caxias do Sul e Farroupilha. O projeto de lei PL 292/2019 – Lei 15.369 é de autoria do deputado Carlos Burigo, e foi subscrito pela deputada Fran Somensi e Elton Weber.
PROGRAME-SE
O que é: roteiro turístico Caminhos de Caravaggio, que liga os Santuários de Canela, situado na localidade de Saiqui, até o Santuário de Farroupilha.
Onde: Os Caminhos de Caravaggio passam pelos municípios de Canela, Gramado, Nova Petrópolis, Caxias do sul e Farroupilha.
Como participar: todas as informações estão disponíveis no Guia do Romeiro. É o viajante que deve organizar as hospedagens e reservas. O site http://caravaggio.org.br/caminhosdecaravaggio/ reúne todas as informações para quem decide participar.
Duração: recomenda-se, em média, que o romeiro percorra 20 quilômetros por dia, totalizando 10 dias de caminhada. No entanto, quem dita o ritmo é o caminhante!
Na chegada, o caminhante recebe um certificado e ainda pode tocar o Sino do Peregrino, simbolizando a chegada.
Fonte: Caravaggio
ACIDENTE DEIXA DOIS FERIDOS NA BR 470, EM SÃO VALENTIM, INTERIOR DE BENTO GONÇALVES
MOTOCICLISTA FICA FERIDO EM ACIDENTE NO PROGRESSO, EM BENTO GONÇALVES
Com público de 30 mil pessoas, 3ª ExpoSanta consolida-se como maior edição da história