Por volta das 17h desta terça-feira, dia 30 de janeiro, a balsa que irá operar na travessia sobre o Rio Taquari, transportando pedestres e veículos de entre Santa Tereza e São Valentim do Sul, finalmente chegou ao seu destino final, na localidade de Linha José Júlio, ao lado do que restou da estrutura de concreto da antiga ponte de Santa Bárbara, levada pela enxurrada de setembro de 2023.
Foram 21 dias navegando pelo rio acima, de São jerônimo a Santa Tereza, e inúmeras dificuldades com as diversas cachoeiras e enfrentando o baixo nível do Taquari, cenário bem diferente daquele do mês de setembro passado. Nesse percurso, iniciado no dia 9, foram mais 200 quilômetros percorridos, passando por 13 cidades até chegar ao destino. A estrutura mede 35 metros de extensão e 13 metros de largura. Estiveram presentes na recepção da balsa a prefeita de Santa Tereza, Gisele Caumo e Jeri Macagnan, prefeito de São Valentim do Sul.
“É um momento de extrema emoção, foram mais de vinte dias, percorrendo todo um trajeto, com muitas dificuldades enfrentadas, muitos obstáculos, mas hoje está aqui a prova de que com esforço conjunto tudo dá certo. Certamente esse momento, da chegada da balsa, a gente sabe que não é a solução definitiva, sabemos que o objetivo é a ponte, essa é a solução que todos esperam, mas não somente eu, outros prefeitos da região estão trabalhando, lutando, cobrando do governo para que a obra saia do papel o mais rápido possível, mas neste momento temos que agradecer a essas pessoas que há mais de vinte dias ficaram de sol a sol, de chuva a chuva, enfrentando os obstáculos para que hoje a balsa pudesse chegar ao seu local e assim, daqui a uma semana, conforme expectativa da empresa, ela comece a fazer a operação, então, é motivo certamente de comemoração, não somente para Santa Tereza e São Valentim do Sul, mas para toda nossa região”, afirmou Gisele.
A estrutura mede 35 metros de extensão e 13 metros de largura. Estiveram presentes na recepção da balsa a prefeita de Santa Tereza, Gisele Caumo e Jeri Macagnan, prefeito de São Valentim do Sul. Apesar de atracar nesta tarde de terça-feira, a balsa ainda passará pela vistoria de uma empresa certificada pela Marinha do Brasil para averiguar as adequações necessárias e colocá-la em funcionamento. Este processo deve levar até sete dias.
Central de Jornalismo | Unidade Móvel Difusora
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves