Com a proximidade da volta às aulas, os consumidores gaúchos intensificaram a procura por material escolar, cujos produtos tradicionalmente apresentam diferença expressiva de preço nos estabelecimentos comerciais. A constante variação de ofertas exige das famílias dedicação redobrada à pesquisa, saída encontrada para realizar a compra mais vantajosa.
O aplicativo Menor Preço Nota Gaúcha é uma ferramenta que pode ajudar nesta missão de economizar. Desenvolvido pela Receita Estadual e Procergs, está disponível de forma gratuita nas plataformas Android e iOS. O aplicativo permite que o consumidor faça uma pesquisa do preço mais barato praticado pelo comércio em cada item da lista de material escolar.
A pesquisa do produto pode ser filtrada por lojas que estão localizadas até 30 km de distância do usuário. Ou seja, o consumidor pode encontrar a oferta mais vantajosa dentro do seu bairro ou próximo do local de trabalho. O Menor Preço também oferece uma busca por data. Nesse caso, o aplicativo indica o dia em que o estabelecimento ofertou o preço encontrado. Clicando no resultado da busca, o usuário ainda encontra o endereço e o contato telefônico da loja, que pode servir para confirmação do preço do produto.
A base de dados do aplicativo é alimentada em tempo real pelos valores informados nas Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e) e Notas Fiscais de Consumidor Eletrônicas (NFC-e) nas notas emitidas para os consumidores pelas empresas credenciadas no programa Nota Fiscal Gaúcha (NFG). Em 2022, a ferramenta processou mais de 2 bilhões de documentos fiscais e registrou 12,3 mil consultas, cujos resultados informaram o preço de 372 milhões de itens gerais. No último mês, os produtos mais pesquisados foram combustíveis, alimentos – com destaque para o leite – e remédios.
Para o subsecretário da Receita Estadual, Ricardo Pereira, o aplicativo serve como um aliado para a tomada de decisão no momento da compra. “O aplicativo é um ótimo instrumento para fazer com que as despesas de material escolar, que pesam consideravelmente no bolso dos pais, caibam dentro do orçamento da família”, avalia Pereira.
Lançado em 2019, o Menor Preço está vinculado ao NFG, programa de cidadania fiscal do governo que já conta com 2,9 milhões de cadastrados. O aplicativo amplia o relacionamento entre Estado e cidadão e fortalece a transparência dos dados públicos, além de otimizar a experiência de consumo da sociedade por meio de serviços digitais.
Passo a passo
1. Baixe o Aplicativo Menor Preço Nota Gaúcha, disponível nas plataformas Android e iOS. Para a utilização dos serviços, é necessário o cadastro no programa Nota Fiscal Gaúcha, o que pode ser feito por qualquer cidadão que tenha CPF.
2. Informe o produto que você deseja pesquisar por meio de sua descrição, marca ou código de barras.
3. Filtre os resultados pelo raio máximo de distância da sua localização e pela data que o preço foi praticado.
4. Encontre os menores preços mais próximos de você. Como o mecanismo mostra o preço de acordo com a última nota de venda do produto emitida com CPF pelo estabelecimento, é importante verificar a data e horário em que a nota foi processada.
Texto: Ascom/Sefaz
Edição: Secom
PG
1º Simpósio de Estomias do Tacchini reúne 70 profissionais de saúde
Secretaria da Mobilidade informa alterações no trânsito no bairro Maria Goretti, em Bento
Valor de repasse do IPE Saúde é ampliado e prestadores receberão R$ 163,1 milhões nesta quinta, dia 21