Parceiros no combate à mortandade de abelhas e atendendo a demandas de apicultores e meliponicultores gaúchos, a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi), por meio da Câmara Setorial de Apicultura e Meliponicultura, e a Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa lançam ações de conscientização para o setor. Nesta quinta-feira (20), o deputado estadual e presidente da Comissão, Adolfo Brito, entregou oficialmente para o secretário Ernani Polo fôlderes e cartazes produzidos pela Casa Legislativa. A campanha será lançada durante o Seminário Estadual de Apicultura e Meliponicultura, que ocorre de 10 a 12 de agosto, no município de São Gabriel.
Segundo o coordenador técnico da CS de Apicultura e Meliponicultura da Seapi, Nadilson Ferreira, a ideia é criar um banco de dados com o cadastro de produtores que atuam no Rio Grande do Sul e orientar sobre como agir no caso de mortandade de abelhas. “Hoje, devem existir no Estado cerca de 30 mil apicultores e sete mil meliponicultores. Mas precisamos saber qual o público exato, para auxiliarmos no crescimento da atividade com sustentabilidade”, explicou. O cadastramento deverá ser feito junto às Inspetorias de Defesa Agropecuária da Seapi de cada município.
Conforme Ferreira, a média de perda de abelhas é de 30% a 40% por ano no Rio Grande do Sul. “E é provável que grande parte dessa perda se deva ao uso indevido de agrotóxicos”, esclareceu.
O deputado Britto elogiou o trabalho realizado em conjunto com outras entidades e prometeu se empenhar na aprovação do Projeto de Lei que tramita na Assembleia Legislativa e que cria mecanismos legais para o desenvolvimento e o aprimoramento do setor.
“O nosso papel é defender os produtores gaúchos. Nesse sentido, temos trabalhado para organizar esse setor, com todas as suas peculiaridades”, afirmou o secretário Polo. De acordo com ele, é preciso buscar o equilíbrio e a razoabilidade entre os diferentes setores da agricultura. “Estimulamos e apoiamos a produção orgânica e ecológica. Com a campanha, vamos levar a informação para que os produtores possam trabalhar preventivamente”.
Estiveram na reunião também o chefe de gabinete do deputado estadual Valdeci Oliveira, Genil Pavan; o diretor do Departamento de Defesa Agropecuária da Seapi, Antonio Carlos Ferreira Neto; o secretário-executivo da Federação Apícola do Rio Grande do Sul, Rogério Dalló; o assessor da Casa Civil, Sérgio Muskow; além de assessores da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social /Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação
EMEF Tancredo de Almeida Neves: projeto socioambiental une Educação Financeira e Sustentabilidade na formação de cidadãos conscientes
Praça CEU, em Bento, recebe Silas Isidio em pocket show de lançamento de seu primeiro álbum autoral
Soul Duetos movimenta Rua Coberta com shows gratuitos neste fim de semana