Uma parceria da administração do Presídio Estadual de Bento Gonçalves com o município e a Faculdade Cenecista viabilizou, na quinta-feira, 3, o exame citopatológico do colo do útero para 15 apenadas. O teste rápido para Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) também foi oferecido. Os exames foram aplicados pelas enfermeiras e estagiárias do Curso de Enfermagem da faculdade no próprio estabelecimento prisional.
O exame citopatológico, inclusive o “preventivo ginecológico”, envolve uma avaliação morfológica celular a caráter de exame complementar e determinante para a detecção por exemplo de uma pré-malignidade, que quando associado a um quadro clínico específico, permite ao médico analisar claramente o paciente e direcionar um tratamento específico.
Conforme o administrador do presídio, Evandro Simionato, o diagnóstico precoce previne doenças e oferece mais chances de cura e tratamento. Conforme o resultado do laudo, a paciente é encaminhada para rede hospitar de Bento Gonçalves para procedimentos de médicos especializados”.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Susepe
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor