A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Bento Gonçalves realizou jantar em comemoração aos 50 anos da entidade. O evento ocorreu no Clube Corinthians, sábado, 9, e contou com a presença de centenas de pessoas. Comemorado em 27 de agosto, o aniversário foi lembrado com várias atividades, principalmente durante a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, entre 21 e 28 daquele mês. O jantar de sábado foi beneficente, com todos os recursos revertidos para a Apae. O presidente da Federação das Apaes do Rio Grande do Sul, Luiz Alberto Maioli, acredita que em cinco décadas, muitos foram os avanços, mas ainda há muitas ações a serem concretizadas.
“Avançamos muito em todas as questões que envolvem o funcionamento das Apaes e o preconceito”, resume. “Porém, nosso maior entrave tem sido a falta de consenso no que diz respeito à inclusão da pessoa com deficiência. A legislação já está estruturada, mas há setores da sociedade que pedem o fim de escolas como a Apae, o que seria um retrocesso”, completa Maioli. “As Apaes fazem inclusão há muitas décadas. Talvez, o que se devesse discutir é como incluir uma pessoa com idade cronológica de 20 anos, mas com idade mental de cinco anos, por exemplo. Como fazer para ela tenha uma boa educação e com qualidade de vida”, sugere.

Já o presidente da Apae Bento Gonçalves, Paulo César Ranzi, destaca que nos últimos anos, a falta de recursos tem sido a principal dificuldade. “Mesmo assim, o trabalho da entidade é permanente”, conta. “A melhor forma de conscientizarmos a comunidade sobre a importância da Apae é convidarmos as pessoas a nos visitarem. Vendo como nosso trabalho funciona, já se tem uma ideia do que precisamos”, explica Ranzi.

Ele calcula que aproximadamente 200 pessoas sejam atendidas pela Apae Bento Gonçalves.
A população pode ajudar a Apae com pequenas doações fixas, em dinheiro, por mês. Basta ligar para o telefone 54.3055.2450. A entidade está localizada na Avenida Planalto, 914, bairro São Bento.
Clique nas imagens para ampliar:
Universidade de Caxias do Sul forma a primeira turma da graduação em Viticultura e Enologia
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com vagas de estágio em diversas áreas e bolsas que podem chegar a R$ 1,5mil
Vale dos Vinhedos ganhará memorial para valorizar identidade local e pioneirismo na vitivinicultura