Aos 90 anos, morre Oly Fávero, com grande trajetória na educação e agricultura da Serra Gaúcha

Um dos pioneiros da Educação no interior dos municípios da Serra, Oly Francisco Fávero faleceu aos 90 anos nesta segunda-feira, dia 24, no Hospital Tacchini, em Bento Gonçalves, em decorrência de um acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico sofrido na última quinta-feira, dia 20. Professor de séries iniciais em escolas do interior de Santa Tereza, na época distrito de Bento Gonçalves, Oly trilhou sua carreira docente em paralelo com a profissão de agricultor — incentivado por seu pai, João Antônio Fávero, professor, subprefeito de Santa Tereza e agricultor, e por sua mãe, Luiza Piccinato Fávero, costureira, parteira e agricultora.

Depois de estudar em Garibaldi, na Escola Santo Antônio, formando-se em Magistério, Oly voltou a residir na Linha Dolorata, onde nasceu, casando-se com Rosalina Remus Fávero. Em terras contíguas a dos seus pais, fixou residência, dedicando-se ao ensino por mais de 30 anos, deixando sua marca em escolas como a Félix da Cunha, na Linha Bento, e a João Antônio Fávero, que leva o nome de seu pai, na Linha Dolorata — a instituição foi erguida em terreno doado ao município por Oly.

Com Rosalina, teve sete filhos, Maria Luiza, Rute, Elaine, Rejane, Ismael, Ivane e Fernanda, além de 10 netos e dois bisnetos. Entusiasta de uma agricultura sem agrotóxicos desde muito antes dos movimentos atuais de plantio orgânico, Oly, ativo até os últimos dias de vida, continuava semeando, cultivando e colhendo grãos, frutas, legumes e verduras, presenteando seus afetos com alimentos ricos em nutrientes e sabores.

Líder na comunidade e com uma fé inabalável, trabalhou para erguer, também em terrenos cedidos por ele, um cemitério e, na década de 80, um salão comunitário. Mais adiante, esteve à frente da construção de uma nova igreja, cuja padroeira é Nossa Senhora das Dores — Dolorata, em dialeto Vêneto.

Nesse local, Oly está sendo velado até as 16h desta terça-feira, dia 25, quando recebe homenagens pelo seu inestimável legado. O enterro será no cemitério da mesma comunidade após missa de corpo presente agendada para as 16h.

Texto: André Benedetti

Jornalismo Difusora

Foto: Rute Fávero

error: Conteúdo Protegido