O prefeito de Garibaldi, Antônio Cettolin, foi empossado, nesta quinta-feira (05/07), como presidente da Famurs (Federação das Associações dos Municípios do RS). O ato, que contou com a presença de diversas autoridades, encerrou o 38º Congresso de Municípios do Rio Grande do Sul, realizado no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa, com o patrocínio do Banrisul, da Corsan, do Badesul, do BRDE, da Ávato e o apoio do Detran e da CNM. Recebendo o cargo do prefeito de Rio dos Índios, Salmo Dias de Oliveira, Cettolin comandará a gestão 2018/2019. O novo presidente deu início ao seu mandato com discurso no qual enfatizou que a entidade representa a força do municipalismo, onde as grandes discussões para o desenvolvimento coletivo acontecem. “É onde as ações que precisam ser realizadas encontrarão um terreno fértil para criarem raízes fortes”, reforçou.
Para o prefeito, os gestores devem olhar para o futuro das comunidades. “Ficar abraçados em desculpas e não planejar a médio e longo prazo somente garante um atestado de mais problemas. As coisas acontecem pelo que se faz e não pelo que se fala. Isso se chama atitude”, explanou. De acordo com Cettolin, é essa postura que sua gestão na Famurs seguirá no próximo ano. “Manteremos nossa firme posição em defesa dos municípios gaúchos, representando as 27 Associações Regionais que integram a nossa Federação”, reiterou.
Cettolin ainda ressaltou que deve haver sintonia com as mudanças e avanços tecnológicos, para que se tenha melhores condições de fazer mais e melhor com menos investimentos, processo que será liderado pela Famurs na sua gestão. “Assim, podemos fazer uso destes recursos com o intuito de modernizar a administração pública e proporcionar serviços mais ágeis”, enfatizou.
O prefeito de Garibaldi foi escolhido pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB) para a presidência da Famurs após eleição interna. Cettolin venceu o pleito ao obter 81 votos de prefeitos e vices do MDB gaúcho.
Perfil
Prefeito de Garibaldi pela quarta vez, Antonio Cettolin tem 58 anos e é natural do município. É técnico agrícola e cursou Administração de Empresas. Iniciou sua carreira política em 1981 e disputou sua primeira eleição em 1996, quando recebeu a segunda maior votação para o Legislativo municipal. Após presidir a Câmara de Vereadores, foi eleito para o seu primeiro mandato como prefeito, em 2000, e reeleito no ano seguinte. Tornou-se prefeito novamente em 2012 e foi reeleito no último pleito municipal. Presidiu a Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) por duas vezes: em 2005 e 2017. Casado com Regina Guimarães, é pai de Diego, Diogo e Douglas.
Encontro de contas
O governador do Estado José Ivo Sartori assinou, durante a posse da nova presidência da Famurs, o decreto que altera a regularização de pendências de natureza pecuniária, através do encontro de contas entre municípios e Estado. A medida foi viabilizada a partir da instituição de um grupo de trabalho com técnicos da Famurs e do Estado, para possibilitar o encontro de contas, formalizado na Assembleia de Verão da Famurs, em fevereiro. Com o decreto, as prefeituras que estão inscritas no Cadastro Informativo das Pendências perante Órgãos e Entidades da Administração Estadual (Cadin/RS) poderão regularizar a situação, abatendo valores devidos pelo governo na área da saúde.
O encontro de contas possibilitará que os municípios possam sair do Cadin e voltar a firmar convênios e buscar empréstimos e financiamentos, entre outras possibilidades. De acordo com Sartori, 100 municípios serão beneficiados com a medida, que será publicada no Diário Oficial do Estado, na sexta-feira (6/7). “Vamos viabilizar um seminário na Famurs, para que os técnicos expliquem como proceder”, completou.
O governador também aproveitou para agradecer o ex-presidente Salmo Dias de Oliveira, pelo mandato exercido e desejar sucesso no trabalho à frente da Federação para Antonio Cettolin. “Conheço os desafios de quem está na ponta e o quanto a falta de recursos impede o desenvolvimento dos nossos municípios”, salientou.
Diretoria da Famurs Gestão 2018/2019
Presidente
Antonio Cettolin (PMDB)
Garibaldi – Amesne
1º Vice-Presidente
Adroaldo Conzatti (PSDB)
Encantado – Amvat
2º Vice-Presidente
Paulo Roberto Butzge (PSB)
Candelária – Amvarp
3º Vice-Presidente
Edivan Fortuna (DEM)
Cacique Doble – Amunor
1º Secretário
Silvio Luis da Silva Rafaeli (PDT)
Tapes – Acostadoce
2º Secretário
Daniel Pereira Almeida (PT)
Butiá – Asmumrc
1º Tesoureiro
Cássio Nunes Soares (PP)
Pantano Grande – Amvarp
2º Tesoureiro
Tito Lívio Jaeger Filho (PTB)
Taquara – Ampara
Fonte: Famurs
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor