Ano Novo, e agora?

Passadas as comilanças de fim de ano, inicia o período onde os memes e piadas sobre sobrepeso e obesidade ganham as mídias sociais, no trabalho e na família. Muita calma nessa hora: medo de balança, de se olhar no espelho, da roupa que comprou não entrar?

É nesses momentos que precisamos estar atentos principalmente com o tempo que vamos ter para emagrecer, e olha que vamos ter um tempo considerável pela frente. A boa noticia é: estamos em janeiro e o ano está apenas começando.

A primeira dica é parar e pensar no que você quer para esse ano e, se a resposta for uma vida mais saudável, você chegou ao texto certo.

Dos alimentos disponíveis em sua casa a maioria é industrializada ou passou por um processo de industrialização? Você tem a sua disposição em casa frutas, verduras e legumes?

São perguntas simples, mas necessárias para que se entenda que para se ter uma adequação de peso e alcançar uma vida saudável existem alguns passos necessários e, uma conscientização que mudança de vida e dieta não quer dizer privação, tristeza e monotonia.

Dieta é modo de viver. E, para que a mudança de vida aconteça algumas dicas simples realmente fazem a diferença.

Dicas para um modo de viver mais saudável

Programe suas compras antes de sair de casa, você consegue economizar e priorizar o que realmente vai usar na semana.

Na hora de montar o prato use metade dele para os legumes e verduras, quanto mais colorido melhor.

Coma arroz e feijão todos os dias eles fazem parte da nossa alimentação desde que nascemos, é nossa cultura.

Prefira alimentos frescos e minimamente processados, da época, saudáveis e que garantam uma alimentação mais segura.

Arroz e pães não necessariamente precisam ser integrais, desde que você insira em sua alimentação variedades de alimentos ricos em fibras (frutas com cascas, verduras cruas e cozidas, legumes de preferência salteados ou assados).

Elimine a gordura aparente das carnes, prefira carnes grelhadas e evite mergulhar no óleo. Reduza o açúcar, geralmente quando o Nutricionista fala isso, as pessoas tendem a distorcer o que foi dito, reduzir não é o mesmo que abolir, se você costuma usar 2 (duas) colheres de café de açúcar para adoçar comece tirando uma para sentir o sabor do alimento.

Exercício físico é essencial para que seu corpo ganhe estrutura e força, melhora o desempenho no trabalho e a oxigenação no corpo.

Não faça um exercício que não goste, existem variedades de exercícios, procure um educador físico, comece devagar, mas não desista.

Não se esqueça da hidratação, principalmente no verão!

Cuidado com sucos concentrados ou de saquinhos eles escondem uma grande quantidade de açúcar adicionado. De preferência aos sucos naturais, chás e água filtrada, evite beber água durante as refeições.

Experimente substituir a sobremesa diária por uma fruta que goste e, escolha um dia da semana para comer o doce desejado. Sempre com moderação.

Abrir mão do chocolate para alguns é fora de questão, costumo liberar para uma dieta equilibrada o chocolate acima de 60% e, explico o porquê: quando compramos um chocolate ao leite geralmente os primeiros ingredientes nesse alimento é gordura/ açúcar ou açúcar/gordura, o cacau mesmo fica lá no fim da fila dos ingredientes, chocolates acima de 70% o primeiro ingrediente é o cacau, o alimento que vai trazer entre outras coisas a regulação do açúcar no sangue e a melhora do humor. Essa tática de leitura dos rótulos para quem quer emagrecer é excelente, muitas vezes compramos um produto que é vendido como saudável, mas que na realidade é rico em açúcar e gordura

Lembrem-se, os ingredientes nos rótulos dos alimentos estão em ordem decrescente do maior para o menor. Se, o primeiro ingrediente for açúcar, por exemplo, a quantidade desse item é a maior no alimento adquirido.

Mudar o comportamento alimentar engloba uma gama de fatores e decisões, não se intimide em começar e, se em algum momento se sentir frustrada por ter burlado ou jogado tudo pro alto comece novamente.

Não coloque metas impossíveis. O caminho é longo, mas o aprendizado é maior ainda.

 

Fonte: Blog CienteConfiança
Foto: Reprodução blog.cienteconfianca

(RM)

error: Conteúdo Protegido