Uma ação conjunta entre a Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (Dema/Deic), da Polícia Civil, resultou, nesta terça-feira (8/7), no cumprimento de mandado de busca e apreensão em um restaurante localizado na Zona Sul de Porto Alegre.
A operação, denominada “Comida”, foi desencadeada após a verificação de uma denúncia sobre a manutenção e possível comercialização ilegal de animais silvestres exóticos no local.
Anfíbio criticamente ameaçado
Durante a fiscalização, foram encontrados 74 axolotes (Ambystoma mexicanum) mantidos em quatro aquários. Os animais estariam sendo reproduzidos no estabelecimento.
O axolote é um anfíbio exótico originário do México, classificado como criticamente ameaçado de extinção pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) e incluído no Anexo II da Convenção CITES (Comércio Internacional das Espécies da Fauna e Flora Selvagens Ameaçadas de Extinção).
O proprietário do restaurante afirmou que não comercializava os animais, apesar da denúncia indicar a venda irregular dos espécimes.

Outras apreensões
Além dos axolotes, também foram encontradas duas cabeças do peixe surubim, que foram apreendidas por ser proibida a manutenção ou o depósito de partes de animais silvestres ou exóticos, conforme a legislação estadual.
Além disso, foram apreendidos no local mais de um quilo de maconha e armas. A ocorrência será investigada pela Polícia Civil. Os animais foram recolhidos e estão sob cuidados técnicos até a definição do destino adequado.
Texto: Ascom Sema
Edição: Anderson Machado/Secom
Cinco mil pessoas prestigiam 3ª Festa Julina Solidária da Cooperativa Vinícola Aurora
Governo do Estado inicia trabalho de campo da batimetria no Guaíba
Próximo leilão do DetranRS oferta 611 veículos e sucatas