André Larentis presidirá a Aprovale para o biênio 2025/2026

Enólogo foi aclamado, durante a assembleia geral realizada na quarta-feira (26), para substituir Ronaldo Zorzi na liderança da entidade.

O enólogo André Larentis assume a presidência da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale) para o biênio 2025/2026. Um dos relevantes projetos que estará sob a guarda da entidade neste período é a construção do Memorial Vale dos Vinhedos de Indicação Geográfica.

Ânimo para executar novos projetos não faltará. Larentis, conduzido à presidência por aclamação em assembleia geral realizada nesta quarta-feira (26), assume o compromisso de gerir uma entidade referencial na vitivinicultura brasileira, com mais de 90 estabelecimentos associados, e uma das responsáveis pelo fomento do enoturismo no Vale dos Vinhedos. Para isso, chega com uma diretoria renovada. “Temos 50% de diretores novos, então esse engajamento dos associados é importante. Vamos colocar bastante energia para fazer as coisas progredirem para colocar o Vale dos Vinhedos sempre em posição de destaque”, ressalta Larentis.

Esse comprometimento dos associados vai ao encontro do atual momento vivenciado pela Aprovale. O novo presidente entende que isso será importante também para que a entidade siga na trilha de um de seus principais eixos de atuação. “O Vale dos Vinhedos se encontra em um novo cenário dentro de sua trajetória. É um momento em que temos pautas bem importantes para serem discutidas, principalmente pensando no crescimento de uma forma sustentável para os próximos anos. Para isso, daremos andamento a um planejamento estratégico com participação de nossos associados”, destaca Larentis.

André Larentis tem como objetivo, além de seguir com as ações que sustentam os objetivos da entidade, buscar investimentos para melhoria da infraestrutura, manter parcerias institucionais e com empresas privadas, buscar aprovação de um projeto de lei que oficializa o Vale dos Vinhedos como Rota Turística, seguir realizando a gestão qualificada da Indicação Geográfica Vale dos Vinhedos I.P. e D.O, ser uma entidade participativa no The Global Artisan Vintners Alliance (AVA), ampliar a participação da região produtora em feiras de promoção do setor, dentre outros projetos.

Entre as pautas em destaque está a construção do Memorial Vale dos Vinhedos de Indicação Geográfica, um espaço de valorização da história do Vale dos Vinhedos e do reconhecimento como primeira região do país com Indicação Geográfica, iniciado pelo agora ex-presidente Ronaldo Zorzi. “Acho que será um marco, porque nós vamos começar a trabalhar com uma visão diferente, muito mais ampla e moderna”, comenta Zorzi. O projeto será erguido na área onde está a atual sede da subprefeitura, na Linha 6 da Leopoldina. O prédio de 1,2 mil m² abrigará um espaço expositivo, uma enoteca e as novos espaços administrativos da Aprovale e da subprefeitura.

Nos últimos dois anos em que Zorzi presidiu a Aprovale houve outros importantes avanços. Ele cita, entre eles, o lançamento do primeiro vinho coletivo com D.O. do país, o varietal Merlot 10 Lotes D.O.V.V., que reuniu frações de vinho oriundos de safras especiais de 10 vinícolas distintas do Vale. “Foi um projeto inovador iniciado na gestão anterior que conseguimos concluir e disponibilizar ao mercado”, relembra. A lista inclui, também, a retomada do evento Despertar do Vale, realizado em 2024 depois de um hiato de cinco anos – a quarta edição está agendada para o próximo dia 12/04 –, e a união de vinícolas para participar, pela primeira vez, da feira ProWine, em São Paulo, no ano passado. “Entendemos que é fundamental, tanto que iremos de novo neste ano com um grupo ainda maior”, comemora. No período de sua gestão, Zorzi também refere dois projetos em andamento como significativos a serem transmitidos: o início da construção da ciclovia no Vale dos Vinhedos – um equipamento turístico, mas também de segurança para a comunidade – e a futura publicação de um livro sobre os 30 anos da Aprovale, celebrados em 2025.

A jornada foi, igualmente, marcada por vários desafios. Um dos mais marcantes foi a crise climática de maio passado. Embora o advento não tenha comprometido vinhedos da localidade, impactou o fluxo turístico. “A gente se reinventou, buscou novos públicos e superou esse período em que ficamos isolados do resto do Estado por um bom tempo”, diz. Esse capítulo, no entanto, acabou por enriquecer ainda mais a experiência de estar à frente de uma entidade como a Aprovale. “Presidir a Aprovale é muito trabalhoso, mas muito gratificante ao mesmo tempo. Digo que parece tempo demais para se dedicar a uma associação de forma voluntária, mas pouco tempo para concluir grandes projetos. Tive um crescimento profissional muito grande, com muita união e parcerias, conhecendo pessoas e entidades. Foi uma experiência fantástica”, opina.

Nova diretoria executiva da Aprovale

André Larentis, da Vinhos Larentis, contará com o apoio de outros 10 associados da Aprovale na gestão da entidade no biênio 2025/2026. O vice-presidente de associados produtores será Moisés Brandelli, da Vinhos Don Laurindo, e o vice-presidente de associados setoriais será Tiago Sartori, do Restaurante Brazedo. Douglas Chamon, da Chamon Garbin Vinhos Clássicos assume o cargo de Diretor Administrativo e Financeiro.  Tairane Elisane Teixeira Pires, enóloga da Vinícola Dom Cândido, será Diretora Técnica.  Marcos Giordani, do Giordani Gastronomia Cultural, assume como Diretor de Infraestrutura. Tiago Crestani, da Pousada Ca’Di Valle, segue como Diretor de Marketing e Eventos. Rogério Valduga, da Vinícola Torcello, assume o cargo de Diretor de Feiras. Deborah Villas-Bôas Dadalt, da Vinícola Ales Victória, permanece no cargo de Diretora de Enoturismo. Rafael Roso, do Engenho do Vale, assume como Diretor de Associados. E Bruna Dachery, da Monte Chiaro Vinhos Finos, assume como Diretora de Relacionamento Comunitário.

Na mesma noite foram eleitos novos membros Conselho Regulador da Indicação Geográfica, Técnico e de Pesquisa, responsável pela gestão da I.P. e D.O. Vale dos Vinhedos. Farão parte deste Conselho os enólogos Moisés Brandelli (Vinhos Don Laurindo), Tairane Elisane Teixeira Pires (Vinícola Dom Cândido), Lucas Dal Magro (Monte Chiaro Vinhos Finos), Daniel Dalla Valle (Casa Valduga), Denise Kern Brandelli (Vinícola Almaúnica), Gilberto Simonaggio (Miolo Wine Group), Celito Crivellaro Guerra – Embrapa Uva e Vinho, Shana Sabbado Flores – IFRS e Júlio César Kunz – Consumidor – ABS.

Também foram eleitos os novos membros do Conselho Fiscal, sendo eles Dario Crespi (Union Distillery), Douglas André Bertamoni (Ristorante Di Bartolomeu), Graziela Feil (Pipas Terroir Pousada e Wine Bar), Mateus Valduga (La Vigna Especialidades Regionais), Mateus Batistelo (Vinícola Dom Bernardo) e Marcelo Petroli (Vinícola Barcarola).

Fonte: Exata Comunicação

Fotos: Exata Comunicação, Bárbara Salvatti