Por mais um ano a Avaliação Nacional de Vinhos (ANV) mobiliza profissionais do Norte ao Sul do Brasil. Em 2016, foram recolhidas 242 amostras em vinícolas de seis estados brasileiros, percorrendo, no total, a distância de 9.735 quilômetros até Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, quando de 18 a 25 de agosto serão avaliadas por um seleto grupo de enólogos convidados pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), promotora do evento.
A cada edição, a solidez da parceria entre a ABE e a Embrapa Uva e Vinho, responsável pela coordenação técnica do evento, se reflete por meio de uma força-tarefa para garantir a coleta e o acondicionamento adequados das amostras. Neste ano, cerca de 15 profissionais estiveram envolvidos na coleta, realizada de 18 de julho a 3 de agosto. No decorrer do período, as equipes foram até 47 vinícolas localizadas na Bahia, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo para recolher nove garrafas de cada amostra inscrita na Avaliação, totalizando 2.178 exemplares sem rótulo ou marca que identifique a empresa participante.
“Essa etapa é de muita responsabilidade, pois consiste em coletar, muitas vezes, vinhos ainda em fase de maturação e estabilização, diretamente de tanques, lotes de barricas ou já em garrafas, mas o comprometimento das equipes assegura a credibilidade e representatividade das amostras”, explica o chefe geral da Embrapa Uva e Vinho, Mauro Zanus.
Durante a próxima fase de avaliação, ainda no mês de agosto, 90 enólogos convidados pela ABE participarão da Degustação de Seleção, que elegerá 30% dos vinhos mais representativos da Safra 2016. O presidente da ABE, enólogo Juliano Perin, reitera a importância da parceria com a Embrapa. “A coordenação técnica da Embrapa Uva e Vinho é de grande importância para a Avaliação, pois as equipes de coleta realizam um trabalho meticuloso para não comprometer os exemplares”, reforça Perin.
O grande momento da Avaliação Nacional de Vinhos será no dia 24 de setembro, quando mais de 850 apreciadores do Brasil e do exterior poderão degustar 16 amostras dessa seleção. As inscrições para participar desse momento poderão ser feitas a partir das 8h30min do dia 30 de agosto pelo site www.enologia.org.br.
Há 24 safras, a Avaliação Nacional de Vinhos, considerada a maior degustação de vinhos de uma safra no mundo, permite traçar um panorama da evolução dos vinhos brasileiros e apontar particularidades dos diferentes terroirs do país.
Foto: Jeferson Soldi
Fonte: Conceitocom Brasil
Associados da ABE se mobilizam para eleição do ‘Enólogo do Ano’ 2025
Visita técnica do 23º Congresso Brasileiro de Agrometeorologia na Estação Experimental da Cooperativa Vinícola Aurora, em Pinto Bandeira, ocorre nesta sexta-feira (17)
Cooperativa Vinícola Aurora divulga Relatório de Sustentabilidade com avanços em governança, inclusão e meio ambiente