Preocupados com o avanço da pandemia do Covid-19 no Litoral Norte do RS, os prefeitos da Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte) decidiram decretar lockdown no final de semana dos dias 6 e 7 de março. A medida poderá ser adotada nas cidades litorâneas e da encosta da serra, a fim de diminuir a propagação do coronavírus.
A decisão contou com a maioria dos votos dos prefeitos, que optaram ser mais restritivos que o decreto estadual, porém alguns municípios foram desfavoráveis, levando em consideração suas peculiaridades locais.
O lockdown prevê o fechamento de todas as atividades econômicas, incluindo supermercados. Farmácias deverão funcionar com sistema de tele entrega, assim como os restaurantes. Os postos de combustíveis permanecerão abertos, com as lojas de conveniência fechadas.
Todas as demais atividades não essenciais deverão estar fechadas da zero hora de sexta-feira, 5, até às 5h da manhã da segunda-feira, 8. As atividades essenciais permanecerão em funcionamento.
“Nossa proposta é aliviar a tensão no sistema de saúde, que se encontra completamente esgotado no Litoral Norte do RS”, explica o presidente da Amlinorte, prefeito Flori Werb, de Itati/RS.
A Amlinorte levou em conta na decisão os elevados índices de contaminação e óbitos na região, atendendo também a orientação do Centro de Operações de Emergência (COE) da 18ª Coordenadoria Regional de Saúde do Litoral Norte.
Fonte: LitoralMania.com
Foto: Leopoldo Silva / Agência Senado / Divulgação
9ª Feira do Livro Infantil Sesc encanta público de 600 pessoas nos bairros de Bento Gonçalves
Vacina da gripe segue disponível para todos os públicos em Bento Gonçalves
Plantio de videiras oriundas da Itália marca celebração dos 150 anos da imigração na Via Del Vino