Os prefeitos da Amesne (Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste) realizaram a primeira reunião presencial de 2022. Foi na manhã desta sexta-feira, 21, nas dependências da Fundação Casa das Artes, em Bento Gonçalves. O encontro teve a mediação do vice-presidente e prefeito de Nova Prata, Alcione Grazziotin.
Com um crescimento de 48% de casos de coronavírus nos últimos 7 dias, além de uma leve alta de hospitalizações na Serra, a pauta inicial teve o compartilhamento de dados do cenário na região através da presidente do CIC/BG, integrante do Comitê Técnico Regional da Amesne e do Observatório Regional da Saúde, Marijane Paese. A Secretária de Saúde da Prefeitura de Bento, Tatiane Misturini Fiorio, também participou do momento.
Segundo Marijane, o intuito é “que os municípios possam organizar o atendimento para que não tenham muitas pessoas nas entradas das UPAS e de Hospitais”. A sugestão é a descentralização dos atendimentos, como fez nos últimos dias Bento, por exemplo, ampliando a testagem para aqueles que apresentavam os primeiros sintomas à mais quatro Unidades de Saúde, além da UPA 24H. Estes dados constam em um Plano com Orientações a serem aplicadas pelas Prefeituras nas suas cidades. O que está fora de cogitação é a restrição de atividades econômicas, afinal, há leitos livres (150 no total até a tarde desta sexta).
Entre as proposições constam ainda: aumento de unidades de atendimento para a Covid-19; busca ativa e conscientização de não vacinados; garantia do afastamento dos sintomáticos até que tenham acesso à testagem; atendimento e testagem preferencial para sintomáticos a partir dos 60 anos ou com comorbidades; se possível, uso de máscara N95 em locais fechados, sem ventilação e com alto risco de contaminação; e aumento da fiscalização com aplicação do termo de responsabilidade quando houver descumprimento dos protocolos.
Agora as propostas serão analisadas pela equipe técnica do Governo do Estado. Em caso de aprovação, os municípios terão que fazer as adequações previstas.
Atualmente, a ocupação de leitos de UTI nos 49 municípios, 27 hospitais, está em 53%, destes, 18.6% são pacientes com Covid-19. Com esquema vacinal completo são 69,4%.
A região de Caxias do Sul – além de outras 11 no Rio Grande do Sul – recebeu alerta do Governo do Rio Grande do Sul em consequência do aumento de casos e internações nos últimos dias.
Marijane e Tatiane reiteraram ainda aos presentes das novas recomendações do tempo de isolamento para casos novos, que agora varia de 5 a 10 dias.
Outras pautas
O consultor jurídico da Amesne, Gladimir Chielle, apresentou ainda desdobramentos acerca do piso do magistério que foi reajustado por Lei para 2022 em 33,23%, conforme novo marco regulatório da educação básica, o que inviabilizaria a situação da maioria dos Municípios.
O tema segue em discussão, inclusive, o Ministério da Educação divulgou nota informando que “trabalha nesse momento no levantamento de subsídios técnicos de suas áreas para conferir uma solução à questão”.
Outro assunto explanado por Chielle, foi o sobre o desligamento dos aposentados, já que em recente decisão, o Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou o entendimento de ilegalidade na manutenção dos aposentados pelo INSS que ocupariam cargos públicos.
Fonte: Felipe Machado – Central de Jornalismo da Difusora
Região Pastoral de Garibaldi reúne coroinhas e acólitos em dia de oração, celebração e integração
Impacto do 13º salário deve refletir o aumento do poder de compra do consumidor gaúcho
Prefeitura de Bento encaminha para a câmara projeto de lei da ordem do Bolsa Família