A 145ª Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio acontece nestes dias 25 e 26 de maio, com o lema: “Fonte de Misericórdia, rogai por nós”, em comemoração aos 90 anos da Diocese de Caxias do Sul
O Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Caravaggio ficou lotado durante toda a manhã deste domingo, 26 de maio, quando a Igreja celebra a Solenidade da Santíssima Trindade e a Diocese de Caxias do Sul homenageia sua padroeira, Maria Santíssima, que apareceu à camponesa Joaneta em 26 de maio de 1432, em Caravaggio, na Itália. A primeira Missa foi celebrada às 06h e assim seguiu de hora em hora até às 10h30min quando aconteceu a Missa Solene, presidida pelo bispo diocesano, Dom José Gislon, e concelebrada pelo bispo emérito, Dom Alessandro Ruffinoni, pelo vigário geral e coordenador de Pastoral, padre Leonardo Inácio Pereira e pelo reitor do Santuário, padre Ricardo Fontana. Outros sacerdotes também concelebraram a Eucaristia.
A 145ª Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio aconteceU nestes dias 25 e 26 de maio, com o lema: “Fonte de Misericórdia, rogai por nós”, em comemoração aos 90 anos da Diocese de Caxias do Sul. Em sua homilia, Dom José Gislon recordou as nove décadas da Igreja Particular com um olhar carinhoso à devoção mariana e ao compromisso e cuidado dos irmãos e irmãs, à exemplo deste tempo de calamidade que vive o Rio Grande do Sul. “Maria é aquela que conhece mais profundamente o mistério da misericórdia divina, conhece o seu preço e sabe como é elevado. Ela não só acolheu Jesus em seu seio ou o carregou em seus braços, mas se fez presente diante da cruz. Maria, a Mãe do Crucificado Ressuscitado, com amor materno e misericórdia, cuida dos irmãos de seu Filho Jesus, que entre perigos e provações, angústias e alegrias, caminham na terra feridos pelos acontecimentos que tocam a vida, mas sem perder a esperança”, salientou.
O bispo ainda destacou o amor como palavra-chave para falar sobre a Santíssima Trindade e ajudar os irmãos e irmãs a reconstruírem a esperança. “Amar significa comprometer-se com a vida, com alguém, com uma causa. O amor que não quer compromisso com a vida é falso, não é de Deus. O cristão é aquele que busca, antes de tudo, alimentar a sua vida de fé através de uma intensa comunhão de amor com o Senhor Jesus, na Palavra e na Eucaristia, mas também com o próximo manifestado no amor-serviço”.
Ao final, Dom José fez um apelo aos casais: “Mesmo nas crises, coloquem-se na escuta de Deus”. A Missa solene foi concluída com a oração da Ave-Maria e a bênção por intercessão de Nossa Senhora de Caravaggio.
Fonte e foto: Diocese de Caxias do Sul – Comunicação
PG
Alunos da EMEF Maria Borges Frota participam de contação de histórias em alusão à consciência negra
Prefeitura realiza reunião com corsan para tratar sobre o abastecimento de água nos bairros
Em formato on-line, OAB/RS realiza eleições nesta sexta-feira