Em solenidade realizada na noite desta quarta-feira, dia 29, na Câmara de Vereadores foi concedido ao professor, contador e tradicionalista Álvaro Machado de Mesquita a outorga do Título de Cidadão de Bento Gonçalves. O ato contou com a presença de representantes dos poderes executivo e legislativo, tradicionalistas e membros de centros e associações da cultura gaúcha.
A homenagem foi idealizada pelos vereadores Leopoldo Benatti (Raquete) e Valdecir Rubbo, ambos do PTB, sendo subscrita e aprovada por unanimidade pelos demais vereadores da Casa, resultando no Decreto Legislativo Nº 49/2016, de 30 de março de 2016. O decreto considerou os relevantes serviços prestados à comunidade bento-gonçalvense. A honraria foi entregue ao professor Álvaro pelo prefeito Guilherme Pasin (PP).
Sobre o professor Álvaro Machado de Mesquita
Nascido em 25 de janeiro de 1939, no atual município de André da Rocha, à época distrito de Lagoa Vermelha, Álvaro Machado de Mesquita é formado em Geografia e Estudos Sociais e pós-graduado em Ecologia. Iniciou sua experiência docente aos 19 anos de idade, passando por escolas em Sananduva, Protásio Alves e Farroupilha, até chegar em Bento Gonçalves para trabalhar como coordenador pedagógico e assistente de direção do Colégio Marista Nossa Senhora Aparecida, onde permaneceu por nove anos. Posteriormente atuou nas escolas Mestre Santa Bárbara e Dona Isabel.
Ao lado de seu trabalho como professor, estava sua paixão pelo tradicionalismo. Fundou vários centros de tradição gaúcha e foi patrão de CTGs por sete vezes. Também chegou a coordenar a 11ª Região do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) por quatro vezes, além de ter sido diretor do seu departamento cultural por várias gestões, culminando com a Láurea de Conselheiro Benemérito e a Comenda João de Barro.
Ministrou cursos de tradicionalismo no campus da Universidade de Caxias do Sul (UCS) em Bento Gonçalves, bem como organizou e ministrou inúmeras palestras sobre tradição e cultura gaúcha em CTGs, regiões tradicionalistas, escolas e secretarias municipais de Educação de cidades da região. No município, ainda foi fundador da ABCTG, da qual foi presidente interino e de honra. Foi também fundador e organizador da implantação do Parque de Rodeios General Bento Gonçalves da Silva.
Prefeitura de Bento realiza mutirão de limpeza de pichações neste sábado, dia 23
Alunos da EMEF Maria Borges Frota participam de contação de histórias em alusão à consciência negra
Prefeitura realiza reunião com corsan para tratar sobre o abastecimento de água nos bairros