Alunos dos sextos anos da EMTI São Roque conhecem os novos espaços de estudo

Em 2022, a educação de Bento Gonçalves inovou ao fazer uma parceria entre a EMTI São Roque São Roque Professora Nilza Côvolo Kratz e a UCS. Os alunos do Anos Finais do Ensino Fundamental passaram a usufruir da estrutura universitária no bloco B/J, em salas de aula, auditório, ginásio, laboratórios de informática, biologia e física com técnicos, e espaço da secretaria, tendo três refeições diárias, café da manhã, almoço e lanche da tarde.

Uma nova jornada escolar iniciou, na manhã desta quarta-feira (22), para os alunos dos sextos anos da EMTI São Roque/UCS. Além da biblioteca, eles conheceram os laboratórios de Geologia, Química, Biofísica e Biologia, matérias e assuntos que vão acompanhá-los até a término do Ensino Fundamental.

Neste percurso, abre-se um mundo de possibilidades que bate direto na emoção, como destaca a aluna Gabriela De Oliveira Bugs, do 6º ano, “tudo é muito grande. No ano passado nós já estivemos aqui conhecendo e estar aqui significa um momento de crescer”.

A professora de Ciências Lisiane De Souza ressalta que o momento está sendo de descobertas. “Eles vêm com muitas expectativas. O espaço é único. Para eles é tudo maravilhoso. É um universo diferente. A importância de conhecer esses espaços é ter uma visão do todo que tem aqui e para eles se sentirem estimulados a participarem destes espaços. Incentivamos o trabalho de busca do conhecimento e aqui tem muitas formas de conhecimento”.

A diretora Andreza Peruzzo coloca que “é fundamental os alunos terem esse primeiro contato com os espaços que vão ocupar, conhecer os ambientes, familiarizando-se com os equipamentos, entender como vão usar os materiais nos laboratórios, isso instiga a curiosidade. A utilização desses espaços da universidade oferece um mundo novo repleto de possibilidades para os alunos. Nos laboratórios têm um profissional técnico, responsável pelo laboratório, que prepara todo o material necessário e os professores da escola trabalham as habilidades da BNCC com os alunos. Cada aluno tem seu jaleco para uso exclusivo nos laboratórios, adquiridos pela escola através da verba da Autonomia Financeira.”

Atualmente, a escola EMTI São Roque Professora Nilza Côvolo Kratz ocupa 16 salas de aula na UCS, atendendo 255 alunos do 6⁰ ao 9⁰ anos. As salas de aula são temáticas e os alunos trocam de ambiente. Nesse ano os alunos contarão com uma sala maker, projetada na UCS, em fase de finalização. A diretora Andreza salientou que “muitas oportunidades surgem aos alunos, como a palestra com integrantes da Orquestra da UCS sobre bossa nova, em março deste ano”.

Assessoria de Comunicação Social

Fotos: Jose Martim Estefanon

(KPJ)

error: Conteúdo Protegido