De forma coletiva, será confeccionada escultura que ficará em exposição permanente no educandário
Nesta quarta-feira (27), o atelier Villa D’Arte, localizado no Vale dos Vinhedos, mais precisamente na Linha 40 da Graciema, recebeu a visitação dos alunos do quarto ano da EMTI São Roque juntamente com a professora de Lilia Peres Remussi. A atividade integra o projeto cultural Trânsito, contemplado no Edital 01/2023 – Cultura: Direito e Transformação, com recursos do Fundo Municipal de Cultura, que destinou R$ 39.444,44, tendo objetivado a produção de um catálogo da exposição “In-Visível”, da artista visual Karem Poletto Jacobs.
Além de terem conhecido a exposição e cada um ter ganhando um catálogo, os alunos vão participar de oficina, que iniciou na semana passada, para a confecção de uma escultura. As aulas teóricas embasaram sobre o tema que será conectado ao livro “As Crônicas de Nárnia”, que está sendo trabalhado pela professora e a turma. Assim, vai ser construído um trono, de forma coletiva, com materiais descartados (não recicláveis) e cimento.
Para além do caráter pedagógico e lúdico, a iniciativa do projeto amplia a linguagem artística como ponto de partida para um processo de ideias e leituras, assim como, vai constituir um legado para os participantes e do educandário.
“É preciso dar oportunidade e acessibilidade da arte para as pessoas. O projeto também tem esse propósito de contribuir abertura para a vida artística, dos alunos serem protagonistas desse processo sensível, onde eles podem colocar a mão na massa, sendo coautores de significados”, destaca Karem.
Os alunos tiveram um itinerário de trabalhos como a utilização da Sala Maker e criar o protótipo com argila. A escultura será inaugurada durante a Mostra Científica e Cultural da EMTI São Roque, em outubro.
“A turma está empolgada. Na quinta-feira, trabalharam pela primeira vez com cimento. Acharam o máximo. A oficina proporcionada pelo projeto oferece possibilidades de exercitar fora da arte habitual praticada nas escolas com papel, giz de cera, guache. É o 3D, o concreto. Isso amplia as percepções sobre o mundo da arte, desde a concepção da obra até as questões de mercado”, comenta a professora Lilia.
“Trânsito”, como diz o título, se movimenta e agrega olhares iniciantes para a arte, proporcionando experiências partilhadas e construção de referências e repertórios.
“O projeto estabelece um diálogo com a educação das Artes, demonstrando sua importância para o seu papel transformador. Ao serem coautoras de uma obra de arte, as crianças participam do processo criativo o qual é o principal motor para amplificar as suas percepções e descobertas. Assim, expande a fruição para se buscar mais e mais, descobrindo novos horizontes e olhares”, ressalta o Secretário de Cultura Evandro Soares.
Fotos: Projeto Trânsito
Semana da Pátria será aberta oficialmente em 1º de Setembro, na Via Del Vino
Casa das Artes: exposição “Das Artérias ao Mangue”, de Jaque Pauletti, abre em 04 de setembro
XVI Encontro de Coros da Fundação Casa das Artes ocorre neste sábado, 30 de agosto, a partir das 19h