Alunos do Projeto “Olhar Atento Alimentação Saudável” recebem sacolas retornáveis em Bento

Alunos integrantes do Projeto Olhar Atento – Alimentação Saudável foram contemplados com sacolas retornáveis na Feira Ecológica de Bento Gonçalves, em ato realizado na tarde desta terça-feira, 4. Trata-se de mais uma atividade do projeto que começou em 2013 e já abrange 1,2 mil crianças, visando alimentação saudável, hortas escolares, biodiversidade, posse responsável dos animais, educação ambiental etc. A iniciativa teve o apoio do Sindilojas Regional Bento (Sindicato do Comércio Varejista de Bento Gonçalves) e do Sicredi/Serrana.

Para a secretária de Educação, Iraci Luchese Vasques, “é um projeto que valoriza a alimentação saudável e o trabalho dos nossos agricultores”, disse.

Daniel Amadio, do Sindilojas Regional Bento, destacou que “é necessário trabalhar a educação, que é a base de tudo. Nada melhor que ensinarmos as crianças para termos um Brasil melhor”.

Representando a Associação dos Produtores Ecológios de Bento Gonçalves, João Sonza, “gera um intercâmbio de conhecimento entre o interior e a cidade. Este olhar atento sempre vai gerar conhecimento e uma nova cultura”, afirmou.

Este é o mesmo pensamento do produtor Vinicius Dall’Oglio, da Associação dos Agricultores Familiares de Bento, “a gente é parceiro e faz questão de receber as crianças em nossa propriedade. Há uma valorização grande do nosso produtor e o aprendizado é mútuo”, comentou.

A solenidade contou com a presença do prefeito Guilherme Pasin, Secretários Municipais, Vereadores. O Projeto Olhar Atento tem ainda o apoio do IFRS (Instituto Federal de Educação Tecnológica) e Emater.

Olhar Atento

O Projeto Olhar Atento: Ciências para Vida é desenvolvido pela SMED desde 2013, e visa promover um olhar diferenciado no estudo de ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental, oportunizando vivências que subsidiem o trabalho de sala de aula e incentivando o uso dos laboratórios de ciências. O Projeto Olhar Atento concretiza-se através de subprojetos:

-Alimentação Saudável: desde 2013, a proposta promove, junto aos alunos de 2º ano do Ensino Fundamental, ações e vivências que buscam desenvolver a reflexão, discussão e experiências em torno da alimentação saudável, oportunizando à comunidade escolar e, principalmente, ao aluno, a possibilidade de realizar escolhas conscientes e de construir hábitos de alimentação saudável. Algumas ações promovidas são: visitas à Feira Ecológica, visitas a propriedades rurais e agroindústrias, feiras escolares, revitalização de hortas escolares. . Em 2015, o projeto passou a contemplar também, os alunos de jardim B.

-Biodiversidade: conhecendo animais e vegetais: com início em 2014, a proposta volta-se aos alunos de 3º ano do Ensino Fundamental e tem como meta ampliar os conhecimentos gerais sobre os seres vivos, subsidiar o estudo da diversidade animal e vegetal na perspectiva evolutiva e promover a consciência sobre os cuidados com os seres vivos e o meio ambiente. Além da visita à Reserva Biológica, o Projeto prevê a participação no Concurso Posse Responsável e a realização de experiências práticas envolvendo animais e vegetais, como a construção de terrário, minhocário e formigueiro nas escolas.

-Educação Ambiental: a proposta iniciou em 2015 e tem como principal objetivo promover o estudo da diversidade animal e vegetal, e a consciência sobre os cuidados com os seres vivos e o meio ambiente. As ações destinam-se aos alunos de 1º ano do Ensino Fundamental e contemplam a visita à Estação Experimental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Bento Gonçalves (IFRS), além de experiências práticas envolvendo animais e vegetais.

Fonte: Central de Jornalismo da Difusora

error: Conteúdo Protegido