Neste 20 de setembro, data que marcou as tradições gaúchas, as Secretarias de Educação e Cultura fizeram um balanço sobre as atividades realizadas com os alunos nos Festejos Farroupilhas em Bento Gonçalves. A programação integrou os alunos de educandários do município. Visando proporcionar aulas práticas sobre os costumes e a história do gaúcho, pelo menos 2.100 crianças e jovens de nove escolas estiveram participando das atividades na Associação Bento-gonçalvense da Cultura Tradicionalista Gaúcha (ABCTG).
Nesta segunda-feira (18), ocorreu o último dia de atividades para os alunos. Ao longo da manhã e tarde as aulas foram sobre a técnica da encilha e também sobre questões referentes a indumentária, tanto do gaúcho quanto da prenda.
O tradicionalista Daniel Gaieski comentou sobre a atividade. “A importância dessas atividades é muito grande porque estamos na Semana Farroupilha e é o momento do ano que as pessoas podem ter um contato maior com a cultura. Quem não tem a participação no meio tradicionalista pode estar aprendendo um pouco mais e crescendo com isso. É um momento muito oportuno para estarmos despertando o sentimento de amor ao nosso Estado”.
O professor e tradicionalista Álvaro Machado de Mesquita também deixou a sua mensagem sobre a importância dos Festejos Farroupilhas. “É muito importante relembrar a história do Rio Grande e a luta dos gaúchos contra o império. Hoje estamos comemorando esse fato histórico, e queremos convidar a todos que continuem celebrando esse fato importante para todos os gaúchos. Eu desejo um feliz sentimento de gaúcho a todos, com amor cívico e patriota ao Rio Grande”.
A Vice-diretora da Escola Anselmo Luigi Piccoli comentou sobre a importância dos alunos participarem dos Festejos Farroupilhas. Os educandos do 4º ano estão estudando sobre a história do RS. “Eu acredito que eles são parte da história, e que irão cultuar a tradição daqui a alguns anos. Eles são a base para que isso se perpetue por muitos anos. É importante que conheçam a pátria e cultura que estão inseridos”.
O secretário de Cultura Evandro Soares comentou que “os nossos festejos foram incríveis, com uma ampla e diversificada programação para todos os gostos. É muito bacana ver também esse engajamento das escolas junto de seus alunos. A cultura de um povo deve ser vivida e estudada desde cedo, e é dessa forma que pensamos. Por isso a cada ano incluímos os nossos alunos nas atividades da ABCTG”.
Para a secretária de Educação Adriane Zorzi “é muito importante vermos os nossos alunos integrados com as celebrações dos festejos farroupilhas. É um conhecimento prático que faz toda a diferença, pois está sendo reforçado pra eles sobre o significado real de amor e respeito aos costumes e tradições gaúchas”.
Realização: Associação Bento-gonçalvense da Cultura Tradicionalista Gaúcha – ABCTG e Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves por meio da Secretaria de Cultura.
Financiamento do Fundo de Apoio à Cultura – FAC/RS, Secretaria da Cultura – Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Apoio: 11ª Região Tradicionalista do Movimento Tradicionalista Gaúcho, Brigada Militar e Sistema Fecomércio – Sesc de Bento Gonçalves.
Patrocínio: Corsan e Aegea: Agora, juntas. Nossa Natureza movimenta o Rio Grande.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: Rodrigo De Marco
PG
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor