Marco Antônio Grando, Pedro Henrique Lorenseti e João Augusto Zórtea representaram o município na maior olimpíada estudantil do mundo
Nesta segunda-feira, 30 de junho, ocorreu no Rio de Janeiro, no Hotel Winsdor Oceânico, na Barra da Tijuca, a entrega das Medalhas de Ouro da 19ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, a qual agraciou 683 alunos de todos os estados do Brasil e do Distrito Federal.
No evento, o Rio Grande do Sul esteve representado por 76 estudantes, dentre eles, 3 de Bento Gonçalves. São eles: Marco Antônio Grando, da EMEM Alfredo Aveline, Pedro Henrique Lorenseti, egresso da EMEF Prof. Agostino Brun e fazendo o Ensino Médio no IFRS, e João Augusto Zortéa, egresso da EMEF Profa. Vânia Mincarone e, atualmente, cursa o Ensino Médio no Colégio Estadual Visconde de Bom Retiro. Vale ressaltar que 15 estudantes receberam medalhas de prata e bronze, 6 professores de Matemática e 4 escolas receberam destaque pelo bom desempenho, em Porto Alegre, em 14 de junho.
Bento Gonçalves tem um cenário promissor e relevante, onde a Secretaria Municipal de Educação investiu e ampliou os espaços de incentivo ao ensino da Matemática, capitaneado pelo professor Rafael Zanovelo Perin, estimulando a participação dos alunos da rede pública de ensino e fomentando o raciocínio lógico e a capacidade de resolver problemas. Os 3 alunos são medalhistas de outras edições da OBMEP. Cada um está construindo um caminho próprio, onde suas habilidades e competências se destacam na área das exatas, superando os desafios e sendo agraciados pelos seus desempenhos.
João Augusto esteve pela segunda vez e conta um pouco de como foi a experiência. “Eu achei incrível a cerimônia. Um dia, você faz a prova na tua cidade e, quando vê, está no Rio de Janeiro para conhecer pessoas do país inteiro. Sem a OBMEP seria difícil ter essa oportunidade”, frisa. Já Pedro Henrique sente-se integrado. “Foi muito bom participar da Cerimônia Nacional da OBMEP pela segunda vez, me senti muito mais confortável que ano passado. Faz parte da minha história”, destaca. Por sua vez, Marco Antônio esteve pela terceira vez. “A gente encontra pessoas de todo o Brasil, faz muitas amizades. Temos diversas oportunidades, como as palestras que foram muito interessantes e os momentos de jogos”.
A professora de Matemática Bruna Stail da EMEM Alfredo Aveline esteve presente no evento, com auxílio financeiro do Círculo de Pais e Mestres (CPM), representando o educandário, juntamente com o professor Rafael acompanhando os três alunos na cerimônia de premiação e nas atividades. Ele destaca a valorização do empenho e da dedicação deles, dentro de um processo de aprendizagem, interesse e estímulo de desenvolver as habilidades e aptidões no campo das exatas.
“Prestigiar nossos estudantes é incrível. A OBMEP, no seu sentido geral, é um conjunto de vivências, é oportunizar aos alunos novas experiências e conhecimentos, pois entram em contato com outras pessoas de diferentes culturas e profissionais de nível acadêmico. Por isso, faz-se necessário investir em nossos alunos e em seus talentos”, ressalta.
Para a secretária de Educação, Andreza Peruzzo, a premiação para os alunos torna-se uma referência qualitativa para o ensino da rede pública. “Os alunos do município de Bento Gonçalves estão entre os melhores do Brasil. A OBMEP é muito importante no cenário educacional brasileiro porque incentiva e reconhece o talento e a dedicação das escolas, dos professores e dos alunos na matemática, favorecendo o pensamento lógico, a iniciação científica e tecnológica. A medalha é uma consequência de muito esforço. As medalhas, como a conquista de dois ou três ouros, motivam a comunidade escolar e contribuem para elevar a qualidade da nossa educação”.
As despesas do professor Rafael foram custeadas pela SMED, assim como, o transporte dos professores e dos alunos ao aeroporto de Porto Alegre. A passagem área, alimentação e hospedagem dos três medalhistas foram custeadas integralmente pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada, organizador do evento.
Fonte e foto: Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura
PG
Câmara aprova projeto que dificulta progressão de regime para condenados por crime hediondo
“Zucco pelo Rio Grande” cumpre agenda na Serra com entrega de emendas, encontro com empresários e grande ato em Caxias do Sul
Jovens supermercadistas do país debatem oportunidades para o setor no RS