Alunos da rede pública de Bento participam da primeira Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira

Foram conquistadas 13 medalhas de ouro, dez de prata, 34 de bronze e 49 menções ao mérito. Cerca de 800 estudantes participaram das provas

Na última semana, a Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira (OLITEF) divulgou os resultados das provas aplicadas em setembro. Em Bento Gonçalves, a rede pública de ensino conquistou 13 medalhas de ouro, dez de prata, 34 de bronze e 49 menções ao mérito. No total, 800 alunos participaram das provas. Esse é o primeiro ano que ocorre a iniciativa do Tesouro Direto e da B3 (A bolsa do Brasil) com apoio do Ministério da Educação.

A OLITEF visa engajar o aluno dos Anos Finais e do Ensino Médio em questões básicas de educação financeira, sobre investimento, escolhas do dia a dia como, por exemplo, o que é mais assertivo pagar à vista ou a prazo. Além de debates sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, com alinhamento a Base Nacional Comum Curricular.

Até a execução das provas, os professores da rede municipal de ensino foram contemplados com capacitações para trabalhar as questões da área. A professora Fernanda Nardini, que leciona na EMEF Anselmo Luigi Piccoli, fala sobre os conteúdos abordados como conceitos de Taxa Selic, inflação, PIB, sobre renda fixa e variável, investimentos e palestras com profissionais que trabalham em bancos. Acima de tudo, a Educação Financeira auxilia no projeto de vida.

“Além disso, também foram trabalhados juros simples, juros compostos, porcentagem, cálculos da regra de três, com o conteúdo da Olimpíada pude trazer de uma forma mais contextualizada, leve até. A Educação Financeira não são apenas números e fórmulas. É ensinar a ter uma relação saudável com o dinheiro e tomar decisões conscientes que levem a um futuro mais tranquilo, mais próspero. Não se trata, também, só de poupar, mas de investir esse dinheiro e saber que você tem um valor para um imprevisto, para realizar um sonho, para ter uma segurança”, destaca Fernanda.

A aluna do nono ano da EMEF Anselmo Luigi Piccoli, Andrieli Forlin, vai receber a Medalha de Ouro. Ela relata sobre como foi fazer uma prova de Educação Financeira. “Foi um desafio que exigiu muito conhecimento e dedicação, sobre temas que são fundamentais e importantes para a nossa vida. Acredito que, com o interesse que tive e preparo em aprender finanças pessoais, auxiliaram a tornar o processo menos complicado. Com essa prova pude aplicar o que eu estudei e, com isso, conquistar a medalha de ouro que me deixa muito orgulhosa de mim mesma. Espero que essa minha conquista inspire outras pessoas a se interessarem por educação financeira, que eu acredito que é essencial para a vida de todos”.

Ainda, Andrieli ressalta sobre como a preparação para a prova foi essencial para os bons resultados obtidos. “A escola ajudou bastante na minha preparação para a prova, combinando simulados em sala de aula e uma palestra do Sicoob. Os simulados foram essenciais para praticar o tipo de questão que poderia aparecer e fixar conceitos como orçamento e planejamento. Já a palestra trouxe dicas práticas de como organizar as finanças e investir com consciência, além de explicar como esses conhecimentos se aplicam na vida real. Essa combinação de simulados e a experiência com o Sicoob me deram mais segurança e uma visão mais completa para a prova”, afirma.

O aluno da EMEF Agostino Brun, Pedro Henrique Lorenseti, também ganhou ouro e fala sobre a diferença entre a prova da OLITEF e da OBMEP. “Comparando com a OBMEP, a OLITEF é uma prova mais simples e mais fácil. A primeira tem duas fases, e a segunda tem só uma fase. A grande diferença entre as provas é que a OBMEP exigem um pensamento lógico, exige o conteúdo disponibilizado para estudo”.

Carla Carvalho Carlesso, do Grupo de Inovação e Sustentabilidade da Secretaria de Educação, acompanhou os trabalhos e os resultados do primeiro da OLITEF. Ela comenta que “foi um trabalho bem consistente e o balanço foi bem positivo. Se percebeu o envolvimento das escolas que participaram, dos alunos. Tínhamos uma expectativa, e o resultado que veio superou. O mérito do resultado também reflete o empenho a dedicação de alunos que já têm uma longa trajetória na OBMEP e contribuiu e muito para o resultado da OLITEF”.

Os educandários que participaram da OLITEF foram EMEF Agostino Brun, EMEF Anselmo Luigi Picolli, EMEF Vânia Medeiros Mincarone, EMEF Liette Tesser Pozza, EMEF Lóris Pasquali Reali, EMEM Alfredo Aveline e EMTI São Roque.

 

error: Conteúdo Protegido