Projeto do CIC-BG qualifica profissionais para o mercado de trabalho local
A primeira turma de alunos do projeto Qualifica Bento, capitaneado pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), recebeu a diplomação em solenidade realizada no dia 17 de outubro, na sede da entidade. Os diplomas foram entregues para 17 alunos que concluíram o curso de Planejamento, Programação e Controle de Produção (PPCP), ministrado pelo instrutor Leonardo Rossetto, entre 29 de agosto e 11 de outubro.
A presidente do CIC-BG, Marijane Paese, fez um agradecimento ao Senai, pela parceria no desenvolvimento e aplicação do projeto Qualifica Bento, e aos diretores de empresas que incentivaram seus colaboradores a participarem do curso.
“Este é um marco no desafio da qualificação profissional em nossa cidade. Estamos entregando às empresas aquela que é, hoje, sua maior necessidade: mão de obra especializada. E, mais do que isso, mostrando que é possível, sim, vencer esses gargalos com projetos bem estruturados, que engajem os diversos setores em prol de um único objetivo, que é o fomento ao desenvolvimento e competitividade da indústria, comércio e serviços”, afirmou Marijane.
Reforçando esse compromisso, a administração municipal reiterou o apoio ao projeto. “Tanto que já está tramitando na Câmara de Vereadores um projeto de Lei que tem a finalidade de permitir, ao governo, custear pelo menos parte destes cursos de qualificação para pessoas que estejam desempregadas”, lembrou o secretário de Administração, Matheus Barbosa, no ato representando o prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira.
O apoio que o poder público tem oferecido, seja com iniciativas próprias, seja através de parcerias firmadas com entidades como o CIC-BG, para desenvolver um mercado de trabalho cada vez mais promissor para pessoas e empresas, é motivo de reconhecimento constante por parte da entidade. “Nossa cidade sempre se destacou por essa sintonia existente entre a iniciativa privada e o poder público. A exemplo do Executivo, que já encaminhou a lei numa excelente iniciativa, esperarmos ter a mesma acolhida por parte da Câmara de Vereadores, que é a Casa do Povo, e sempre se demonstra solícita aos projetos que favoreçam a sociedade como um todo”, disse a presidente do CIC-BG.
Viés econômico e social
Além de cumprir importante papel no incentivo ao desenvolvimento econômico – uma vez que ajuda as empresas a ganharem competitividade, por meio do acesso à mão de obra especializada –, o Qualifica Bento tem valiosa contribuição social. “Essa iniciativa disponibiliza profissionais qualificados para suprir as necessidades dos empresários de Bento Gonçalves e vai além: oferece dignidade ao trabalhador. Com estes cursos, eles passam a ter possibilidade de crescimento pessoal e profissional”, afirmou a primeira vice-presidente para Assuntos da Indústria do CIC-BG, Gladis Stringhini, também à frente do projeto.
Um dos empresários que acompanhou a solenidade, Juvenal Dalcin, sócio-diretor da Dal Móbile, entregou diplomas para duas colaboradoras da empresa. “Fiquei muito satisfeito com a iniciativa delas, que incentivamos, porque significa a busca de conhecimento para alcançarem um patamar mais elevado em suas vidas. E, se elas crescem pessoal e profissionalmente, a empresa cresce junto”, disse.
Como participar
As empresas interessadas em investir na qualificação de seus funcionários por meio do Qualifica Bento podem contatar o CIC-BG pelo telefone 2105-1999 ou pelo portal www.qualificabento.com.br. O projeto conta com a parceria do Programa de Qualificação Profissional para Indústria Gaúcha Senai-RS, sindicatos das indústrias filiadas à FIERGS, do SIMMME, SINE, Sindmóveis, MOVERGS, ASCON, SIMPLAVI e Prefeitura de Bento Gonçalves
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves