O Ensino Remoto Emergencial trouxe desafios para o formato tradicional de aprendizagem. Desde que professores e alunos precisaram a se adaptar a essa modalidade, estão surgindo cada vez mais atividades que utilizam recursos digitais sobre os conteúdos abordados, auxiliando a cognição do aluno na busca de ferramentas que possam expandir o conhecimento.
Em Bento Gonçalves, como visto nos podcasts realizados pelos alunos da EMEF Professora Vânia Medeiros Mincarone sobre a supervisão da professora Fabiane Sassi Caio, os estudantes da EMEF Santa Helena estão produzindo booktrailers sob a supervisão da professora de Língua Portuguesa, Ionara Freitas, pelo Ensino Remoto: “sempre incentivei nas minhas aulas o uso destes recursos. Até mesmo porque as gerações que estamos convivendo parecem que tem uma aptidão inerente dentro deste contexto digital”, destaca.
Todas as semanas, nas retiradas dos livros, o grupo fazia um momento para compartilhar impressões a respeito das leituras realizadas e a professora já utilizava conteúdos interativos em sala de aula como um blog, onde colocava atividades, e grupo de WathsApp para a orientação e troca de ideias. Essa vivência facilitou a migração para o Ensino Remoto e na produção de exercícios que aliasse o conteúdo e interpretação.
Tendo como base a circulação de sugestões de leituras, os booktrailers estão tendo uma dimensão além do seu objetivo. Os alunos desenvolvem opiniões, a capacidade de síntese e a criatividade: “cada um encontrou a maneira mais confortável de fazer. E os resultados são muito interessantes e para que realmente cumprisse seu papel em circular as experiências literárias, publicamos no Facebook da escola”.
Para a aluna Letícia o booktrailer auxilia nas transmissões das mensagens, bem como, nas possíveis na compreensão no conteúdo: “essa atividade te ensina bastante. Como a professora deixou o tema livre sobre o livro, eu fiz um booktrailer como se eu estivesse conversando com o internauta. Coloquei minha opinião, o porquê gosto deste livro e as lições que aprendi na leitura”.
A professora Ionara observa que “reinventar-se é uma constante na atividade docente, mas neste momento em especial, é o que torna possível a proximidade com os nossos educandos. Estamos sentindo muito a falta da presença física, então estamos criando maneiras de nos aproximarmos virtualmente, nos redescobrindo”.
Para visualizar e acompanhar a produção de booktrailers dos alunos da EMEF Santa Helena acesse a página oficial no Facebook da instituição: https://www.facebook.com/ESCOLA-SANTA-HELENA-BENTO-GON%C3%87ALVES-140277089404875
Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Fotos: Divulgação/EMEF Santa Helena
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor