O Ensino Remoto Emergencial trouxe desafios para o formato tradicional de aprendizagem. Desde que professores e alunos precisaram a se adaptar a essa modalidade, estão surgindo cada vez mais atividades que utilizam recursos digitais sobre os conteúdos abordados, auxiliando a cognição do aluno na busca de ferramentas que possam expandir o conhecimento.
Em Bento Gonçalves, como visto nos podcasts realizados pelos alunos da EMEF Professora Vânia Medeiros Mincarone sobre a supervisão da professora Fabiane Sassi Caio, os estudantes da EMEF Santa Helena estão produzindo booktrailers sob a supervisão da professora de Língua Portuguesa, Ionara Freitas, pelo Ensino Remoto: “sempre incentivei nas minhas aulas o uso destes recursos. Até mesmo porque as gerações que estamos convivendo parecem que tem uma aptidão inerente dentro deste contexto digital”, destaca.
Todas as semanas, nas retiradas dos livros, o grupo fazia um momento para compartilhar impressões a respeito das leituras realizadas e a professora já utilizava conteúdos interativos em sala de aula como um blog, onde colocava atividades, e grupo de WathsApp para a orientação e troca de ideias. Essa vivência facilitou a migração para o Ensino Remoto e na produção de exercícios que aliasse o conteúdo e interpretação.
Tendo como base a circulação de sugestões de leituras, os booktrailers estão tendo uma dimensão além do seu objetivo. Os alunos desenvolvem opiniões, a capacidade de síntese e a criatividade: “cada um encontrou a maneira mais confortável de fazer. E os resultados são muito interessantes e para que realmente cumprisse seu papel em circular as experiências literárias, publicamos no Facebook da escola”.
Para a aluna Letícia o booktrailer auxilia nas transmissões das mensagens, bem como, nas possíveis na compreensão no conteúdo: “essa atividade te ensina bastante. Como a professora deixou o tema livre sobre o livro, eu fiz um booktrailer como se eu estivesse conversando com o internauta. Coloquei minha opinião, o porquê gosto deste livro e as lições que aprendi na leitura”.
A professora Ionara observa que “reinventar-se é uma constante na atividade docente, mas neste momento em especial, é o que torna possível a proximidade com os nossos educandos. Estamos sentindo muito a falta da presença física, então estamos criando maneiras de nos aproximarmos virtualmente, nos redescobrindo”.
Para visualizar e acompanhar a produção de booktrailers dos alunos da EMEF Santa Helena acesse a página oficial no Facebook da instituição: https://www.facebook.com/ESCOLA-SANTA-HELENA-BENTO-GON%C3%87ALVES-140277089404875
Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Fotos: Divulgação/EMEF Santa Helena
EMEF Tancredo de Almeida Neves: projeto socioambiental une Educação Financeira e Sustentabilidade na formação de cidadãos conscientes
Praça CEU, em Bento, recebe Silas Isidio em pocket show de lançamento de seu primeiro álbum autoral
Soul Duetos movimenta Rua Coberta com shows gratuitos neste fim de semana