A manhã da última sexta-feira, 2, foi de reflexões e interlocução entre os professores e alunos dos 8ºs e 9ºs anos do Ensino Fundamental da EMEF Profª Maria Borges Frota, a professora da Secretaria Municipal de Educação, Marli Cristina Tasca Marangoni e o proponente do Projeto 130+1, Fabiano Mazzotti. O objetivo do momento foi subsidiar a participação dos estudantes nesse projeto e mobilizá-los a discutir questões de identidade e de pertencimento com relação ao município, viabilizando o entrelace de palavras poéticas e fotografias.
Durante o bate-papo, os estudantes conheceram melhor o autor Fabiano Mazzotti, que apresentou aspectos relativos a sua trajetória pessoal e profissional, em uma fala que motivou os alunos à leitura e à escrita. Também foram esclarecidos aspectos relacionados ao regulamento do concurso e discutidas especificidades da linguagem poética, a partir de exercícios poéticos coletivos, propostos pela professora Marli Marangoni. Na interatividade do momento, os alunos puderam sentir a potencialidade artística e cultural da proposta e a possibilidade de aturarem como coautores do livro em andamento.
O projeto 130 + 1 – Bento Gonçalves em preto & branco é uma iniciativa do jornalista Fabiano Mazzotti, e conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação de Bento Gonçalves (SMED). O projeto objetiva valorizar a produção escrita de estudantes do município e estimular a leitura. Para tanto, alunos do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas de Bento Gonçalves foram convidados a elaborar textos poéticos sobre fotografias que registram elementos e espaços encontrados no município. O resultado será um livro com 131 fotos, acompanhadas por textos de 130 estudantes das escolas participantes do projeto, a ser lançado na Feira do Livro municipal, a realizar-se entre os dias 6 e 17 de outubro.
O trabalho nas escolas está em andamento desde o final de março, quando a proposta foi apresentada aos professores, que passaram a conduzir leituras, análises e exercícios de escrita de textos poéticos junto aos seus alunos. A relação entre as palavras e a visualidade também tem recebido olhares por parte dos professores e alunos, pois, até a próxima sexta-feira, dia 09, o autor Fabiano Mazzotti entregará, a cada turma de alunos, a fotografia a partir da qual serão produzidos os textos.
No decorrer desse processo, a expectativa é mobilizar os estudantes e ampliar suas possibilidades de interação social e cultural, favorecendo o fortalecimento do seu vínculo identitário para com o espaço em que vivem e incentivando o exercício da leitura e da escrita.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Bento Gonçalves
Foto: SMED / Divulgação
Encontro de formação da Campanha da Fraternidade 2025 reúne mais de 160 pessoas em Caxias do Sul
Jantar beneficente da Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves ocorre neste sábado
Para bem receber ou para presentear, espumante mostra versatilidade para os encontros de final de ano