Alunos da EMEF Floriano Peixoto visitam Inova Bento e conhecem as Startups incubadas no espaço

Nesta terça-feira (17), a EMEF Floriano Peixoto esteve visitando a Inova Bento, no Centro da Indústria e Comércio (CIC). Na ocasião, os alunos foram recepcionados por Vanessa Gramlich, assistente do Inova Bento, Kessi Vignati, que faz parte do comercial da startup Cailun, e Taciele Monteiro, formada em Marketing, MBA em Gestão Empresarial e em Influência Digital. Kessi apresentou a Cailun, startup para assinatura digital que é protagonista na ESG, sigla usada para menos utilização de matéria prima natural e emissão de carbono.

Os alunos foram questionados sobre conceitos-chave, como inovação e startup. “Inovação é um negócio para salvar o mundo”, define o pequeno Joaquim. “Startup é salvar o mundo para deixar ele melhor”, acrescentou a pequena Aylla, estudantes do segundo ano do educandário. Essas observações revelam não apenas a receptividade dos alunos às novas ideias, mas também a capacidade de assimilar e internalizar valores importantes desde cedo, mostrando a importância de educar sobre inovação e empreendedorismo desde os primeiros anos escolares.

Os alunos da EMEF Floriano Peixoto fazem parte das atividades do programa “Minha Primeira Startup”, desenvolvidos pela Edutech Inova&Cria, especializada em alfabetização de crianças de até 10 anos na linguagem de inovação e empreendedorismo. O projeto teve início a partir da publicação do livro “A menina do startup”, das autoras Kadígia, Kézia e Paola Morini, aluna do educandário. A obra conta a história de uma menina, Paola (inspirada na própria aluna), que descobre o que é uma startup e é apresentada para alguns conceitos vinculados ao mundo da inovação, proporcionando a alfabetização de crianças com vocabulário do mundo dos negócios, especialmente aqueles ligados à inovação e empreendedorismo.

O projeto no educandário teve início em agosto, com a capacitação dos professores pela Inova&Cria Academy. Após, iniciou-se a aplicação do programa com as crianças em que semanalmente o educandário reserva um dia, dentro do planejamento, para desenvolver as propostas do Programa “Minha Primeira Startup”, da Inova&Cria, com intuito de conhecer e explorar conceitos relacionados à inovação de uma maneira lúdica. Nesse dia, as crianças, juntamente com as professoras, recebem uma caixa com atividades que fazem parte de uma metodologia proprietária da startup Inova&Cria. Todas as atividades estão alinhadas com a Base Nacional Comum Curricular, Taxonomia da Educação 4.0 e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.

A vice-diretora Muriel Lago fala sobre como esse processo, que também faz parte do projeto norteador “Sustentabilidade: repensando ações, cuidando do futuro!”, movimentou a escola: “desde o início da apresentação do projeto para aplicação na escola, nós da equipe diretiva, já vislumbramos o potencial de construção de conhecimento que poderia ser ofertado aos alunos por meio dele. Hoje em dia, muito se fala em desenvolver nos estudantes habilidades necessárias aos sujeitos do século XXI, e o Programa Minha Primeira Startup está alinhado e engajado com essa ideia, pois por meio da introdução de conceitos da inovação e empreendedorismo, os alunos assumem uma postura ativa em relação às suas aprendizagens, engajam-se na investigação do entorno, refletem sobre as ODS e as problemáticas reais, construindo suas hipóteses e criando soluções que buscam transformar o mundo em um lugar melhor para todos”.

Kessi Vignati, da startup Cailun, destaca a importância de realizar esses encontros com os alunos. “Justamente queremos criar consciência nelas, nas crianças, de que podemos sim criar ideias novas para resolver problemas, que nos mostram uma visão diferente de como podemos ter mais velocidade nos processos que fizemos no dia a dia”.

Taciele Monteiro, da startup Colab Inspira, que oferece soluções em marketing digital, expressa sobre as ações que estão acontecendo na EMEF Floriano Peixoto.

“Eu trabalho com grandes empresas, e o que mais o pessoal pede hoje é mão de obra- eu vejo que as pessoas reclamam muito que não tem mão de obra, mas a pergunta que eu sempre faço é a seguinte: o que estão fazendo para ter mão de obra? Esse trabalho que estão fazendo na Floriano Peixoto é uma construção. Todas as empresas deveriam adotar escolas. Talvez seja importante levar os profissionais para dentro das escolas, contar como é, para os estudantes se encantarem pelas profissões e poderem estudar”.

“Visitar a casa das startups, o Inova Bento, é um momento muito importante para as crianças e para a continuidade do projeto da Inova&Cria na escola. É a oportunidade de verificar que no seu entorno, na sua cidade, tem gente muito inovadora transformando o mundo através da Inovação.” – destaca a sócia da Inova&Cria, Kadígia Faccin.

E os alunos já têm ideias próprias: Joaquim criou uma startup de recolhimento de lixo, que transforma os resíduos em coisas úteis; e Aylla, criou uma startup que reutiliza restos de comida na produção de biscoitos para cães e gatos que vivem nas ruas, em situação de abandono. Como se vê, a EMEF Floriano Peixoto se transformou num caldeirão de ideias e de propostas sustentáveis, pois mais 35 alunos irão desenvolver suas ideias, construindo projetos e soluções para um planeta mais sustentável. Como culminância, em dezembro, ocorrerá o Inova&Cria Startup Festival, onde as crianças farão o pitch (apresentação) de suas propostas, passo importante para a concretização da startup e valorização da construção e do pensamento criativo das crianças.

A Secretária de Educação Adriane Zorzi esteve acompanhando a atividade. Ela destaca que “momentos como este fortalecem o papel de inovação e a preocupação em oportunizar espaços diferentes, através de parcerias. O trabalho realizado pelas empreendedoras Kadígia, Kézia, juntamente com a aluna Paola Morini, da EMEF Floriano Peixoto através do livro ‘A menina do startup’, foi o impulsionador para um olhar inovador na educação e com certeza fará a diferença na vida das crianças desta e das demais escolas que se inspirarão na buscar de um futuro diferente, bem como dos profissionais envolvidos, buscando soluções para um mundo melhor”.

Fonte e foto: Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura

PG

error: Conteúdo Protegido