Alfredo Aveline não ofertará mais ensino médio noturno em Bento

A Escola Municipal Alfredo Aveline não ofertará mais o ensino médio, no turno da noite para 2017 em Bento Gonçalves. Essa instituição de ensino era a única municipal que disponibilizava aulas no horário. A decisão foi tomada por parte da direção escolar, o Circulo de Pais e Mestres (CPM), Conselho Escolar e Secretaria Municipal de Educação (SMED) na segunda-feira, 7.

O principal motivo para a decisão, segundo a Secretária de Educação Municipal, Ieda Luchese Gava, é que o ensino médio é de responsabilidade do estado do Rio Grande o Sul. O ensino fundamental é uma parceria entre estado e município e a educação infantil é de responsabilidade municipal.

Atualmente são 149 alunos que cursam ensino médio nos turnos manhã e noite. Desses 110 são do diurno e 39 alunos do noturno na escola, sendo 12 no primeiro ano, 10 no segundo e 17 no terceiro. E desses apenas 22 continuarão em 2017, o que justifica a baixa procura e o custo elevado para o município manter o turno da noite. “O custo desses alunos para o município é alto, os recursos para o ensino médio são todos provenientes do município, não recebemos verba do estado, somente responsabilidade. E esses valores somente para custeio de funcionários e professores”, explica Ieda.

O valor atualmente é de R$43 mil por mês para custeio de funcionários, sem contabilizar gastos como água, luz e merenda, que somam e são de responsabilidade da prefeitura.

Mas a preocupação com a conclusão dos alunos no ensino médio faz com que a SMED disponibilize vagas no turno da manhã em parceria com a 16ª Coordenadoria de Educação, terão vagas na escola estaduais próximas a suas residências. “Não existe a extinção do ensino médio, mas no turno diurno. Estamos extinguindo o turno noturno, em relação a baixa procura de alunos”, afirma a secretária.

Mas os alunos que cursam o ensino médio no turno da noite, juntamente com seus pais, farão uma manifestação em defesa da permanência do noturno para o ensino médio, na quinta-feira, 10, às 18h, em frente a Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves.

Fonte: Central de jornalismo da rádio Difusora

error: Conteúdo Protegido