Álbum dos 150 anos da Imigração Italiana será obra exclusiva no âmbito da comissão estadual instituída para os festejos

Presidente do comitê, o secretário estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Fabricio Guazzelli Peruchin, foi recebido na UCS

Presidente da comissão oficial do Estado dedicada aos festejos pelos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul, o secretário estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Fabricio Guazzelli Peruchin, foi recebido na Universidade de Caxias do Sul na quarta-feira, 26 de março. Apresentado pelo reitor Gelson Leonardo Rech às diferentes iniciativas da Instituição para preservar e celebrar a herança cultural dos imigrantes, Peruchin valorizou a dedicação da UCS e reafirmou a colaboração do Estado junto aos projetos.

Entre eles está o Álbum dos 150 anos da Imigração Italiana no RS produzido pela Instituição, ao qual foi convidado a participar. O secretário ressaltou o caráter exclusivo da publicação no âmbito do comitê estadual, que é integrado pela Universidade. “Será o único livro memorial pelos 150 anos”, afirmou. “O Álbum que registra a memória dos imigrantes leva a assinatura da Academia”, completou o reitor, contextualizando a fundamentação constituída a partir da dedicação institucional à pesquisa sobre a imigração italiana desde os anos 70, década em que foi idealizado o Instituto Memória Histórica e Cultural – IMHC/UCS, que conta com grande acervo histórico de fontes que aludem ao fenômeno imigratório italiano no Estado. Integram o arquivo as três publicações antecessoras ao álbum sobre o tema, lançadas em 1925, 1950 e 1975.

O lançamento da obra, programado para o mês de agosto, promete um grande espetáculo em valorização à história que é marco à construção da identidade cultural e econômica do Rio Grande do Sul.

Programação

Na presidência da comissão executiva das comemorações no âmbito caxiense, além de integrar a comissão oficial do governo estadual dedicada aos festejos, a UCS movimenta diferentes projetos, muitos deles junto ao Consulado Honorário Italiano em Caxias do Sul e ao Consulado-Geral da Itália em Porto Alegre.

Quer saber mais sobre as iniciativas? A programação de eventos e ações pelo sesquicentenário é apresentada nesta página, desenvolvida exclusivamente sobre o tema.

Fonte: ACOM|Assessoria de Comunicação

Fotos: Bruno Zulian