Agroindústrias familiares são inauguradas em Monte Belo do Sul

Nesta quinta-feira, 17, ocorreram inaugurações de três novas agroindústrias familiares em Monte Belo do Sul. São empreendedores que já atuam na localidade e que receberam certificados por inclusão no Programa Estadual de Agroindústria Familiar do Governo do Estado (Peaf), assim, desfrutando de benefícios como capacitações e participação em feiras.

O primeiro momento aconteceu na localidade Capela Nossa Senhora das Graças, interior do Município. O protocolo foi realizado pela Emater/RS-Ascar e receberam os certificados os proprietários da Vinícola Faccin, Antônio e Bruno Faccin, pai e filho, terceira e quarta geração da família e Eduardo Mendonça, da Vinícola Mendonça.

A história da família Faccin passa pelo cultivo e venda de uvas para outras vinícolas, até iniciar a produção de vinhos. Já Mendonça começou a fazer vinhos pelo incentivo dos vizinhos e foi outro a celebrar o recebimento do certificado. Em comum, ambos produtores nestes mais de cinco anos seguem a filosofia dos vinhos naturais (sustentáveis), aqueles com zero adição de sulfito ou outros químicos e estabilizantes

Para o extensionista da Emater de Monte Belo, responsável pelo escritório da cidade, João Becker, “trata-se de um coroamento do trabalho, principalmente quando as famílias se dispõem a investir num empreendimento novo”.

O segundo momento culminou com a entrega do certificado para a família de Costa, mais de 20 anos de trabalhos com cogumelos e dez de produção. A De Costa Cogumelos e Alho Negro que comercializa em restaurantes e lojas especializadas, agora também integra o Programa Estadual de Agroindústria Familiar. Gilmar de Costa e o filho Felipe receberam o certificado.

As inaugurações contaram com a presença do gerente regional adjunto da Emater, Gilberto Bonatto, demais extensionistas; do prefeito e vice, Adenir Dallé e Jorge Benvenutti, do secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Silvio Cesca; do presidente da Câmara de Vereadores, Éder Zaffari; da diretora do Campi Bento do IFRS (Instituto Federal do Rio Grande do Sul), Luciana Bernd; do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bento Gonçalves (STRBG), Cedenir Postal, da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Estado; do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e familiares dos contemplados.

Fonte: Felipe Machado – Central de Jornalismo da Difusora

Fotos: Felipe Machado e cedidas pela Emater de Monte Belo

error: Conteúdo Protegido