Nesta quinta-feira, 17, ocorreram inaugurações de três novas agroindústrias familiares em Monte Belo do Sul. São empreendedores que já atuam na localidade e que receberam certificados por inclusão no Programa Estadual de Agroindústria Familiar do Governo do Estado (Peaf), assim, desfrutando de benefícios como capacitações e participação em feiras.
O primeiro momento aconteceu na localidade Capela Nossa Senhora das Graças, interior do Município. O protocolo foi realizado pela Emater/RS-Ascar e receberam os certificados os proprietários da Vinícola Faccin, Antônio e Bruno Faccin, pai e filho, terceira e quarta geração da família e Eduardo Mendonça, da Vinícola Mendonça.
A história da família Faccin passa pelo cultivo e venda de uvas para outras vinícolas, até iniciar a produção de vinhos. Já Mendonça começou a fazer vinhos pelo incentivo dos vizinhos e foi outro a celebrar o recebimento do certificado. Em comum, ambos produtores nestes mais de cinco anos seguem a filosofia dos vinhos naturais (sustentáveis), aqueles com zero adição de sulfito ou outros químicos e estabilizantes
Para o extensionista da Emater de Monte Belo, responsável pelo escritório da cidade, João Becker, “trata-se de um coroamento do trabalho, principalmente quando as famílias se dispõem a investir num empreendimento novo”.
O segundo momento culminou com a entrega do certificado para a família de Costa, mais de 20 anos de trabalhos com cogumelos e dez de produção. A De Costa Cogumelos e Alho Negro que comercializa em restaurantes e lojas especializadas, agora também integra o Programa Estadual de Agroindústria Familiar. Gilmar de Costa e o filho Felipe receberam o certificado.
As inaugurações contaram com a presença do gerente regional adjunto da Emater, Gilberto Bonatto, demais extensionistas; do prefeito e vice, Adenir Dallé e Jorge Benvenutti, do secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Silvio Cesca; do presidente da Câmara de Vereadores, Éder Zaffari; da diretora do Campi Bento do IFRS (Instituto Federal do Rio Grande do Sul), Luciana Bernd; do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bento Gonçalves (STRBG), Cedenir Postal, da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Estado; do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e familiares dos contemplados.
Fonte: Felipe Machado – Central de Jornalismo da Difusora
Fotos: Felipe Machado e cedidas pela Emater de Monte Belo
Assembleia presta homenagem aos 150 anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul
BRDE quer ampliar parcerias em projetos de transição energética na Fiema Brasil 2025
Pouca chuva e temperaturas baixas marcaram o mês de abril