Em dezembro Bento Gonçalves, através do CISGA, recebeu do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o selo Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI), que possibilita a venda de produtos de origem animal produzidos no município para todo o território nacional, ampliando o comércio das agroindústrias de carnes, leite, pescados, ovos, mel e derivados. Três agroindústrias de Bento conquistaram o direito de comercializar seus produtos à nível nacional. São elas: Ovos Coloniais Polônia, Queijaria Valbrenta e a Líder Distribuidora de Carnes.
A Ovos Coloniais Polônia está no mercado há quatro anos, e vende cerca mil duzias de ovos ao mês, com o diferencial de que as galinhas são criadas em ambiente aberto, diversificando a alimentação dos animais. O proprietário Elton Nestor Herpich comenta sobre a importância de fazer parte do SISBI.
“Agora podemos comercializar nosso produto em qualquer lugar do estado e até do país. Ainda estamos no começo, mas estimamos que podemos aumentar as vendas em até 30%. Estamos felizes por poder contar com esse selo, que dá mais credibilidade com clientes e consumidores”.
Ele destaca ainda que “a secretaria da Agricultura foi fundamental para a conquista deste selo, porque nos dão todo o suporte necessário para nos adequarmos as normas legais para oferecer produtos de qualidade. Estamos contentes pela conquista”.
A Queijaria Valbrenta já atua há alguns anos no Vale dos Vinhedos, e é reconhecida pelos seus produtos caseiros. São produzidos uma média de 50 quilos de queijo por dia, e hoje, com o SISBI, a comercialização se expande para diversas regiões do Brasil.
O proprietário da queijaria, Ênio Martim Biancho, comentou sobre os benefícios da empresa começar a comercializar os produtos para diversas regiões do país.
“O nosso grande sonho era de entrar no SISBI, porque sabíamos que poderíamos vender para todo o Brasil, e antes não tínhamos essa possibilidade, e agora se tornou um canal de comercialização grande pra nós. É uma satisfação, algo realmente muito bom de termos a marca sendo divulgada em todo o território nacional”.
Ainda segundo Biancho, é estudada a hipótese de expandir a marca.
“Não descartamos a possibilidade de ampliarmos a empresa, sendo que tudo vai depender do mercado para termos uma produção maior”.
Outra empresa que aderiu ao SISBI é a Líder Distribuidora de Carnes, que atua há sete anos no mercado. O proprietário, Marcos Camerini, comentou sobre o que significa a nova fase iniciada.
“A partir do momento que passamos a fazer parte do SISBI, novas portas foram abertas para a realização da comercialização de nossos produtos, aumentando a garantia e qualidade através de padronizações”.
Garantia de qualidade
O coordenador do projeto, médico veterinário Cristiano Selbach da Silva, que também é Coordenador do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), ressaltou sobre os diferenciais de uma empresa aderir ao programa.
“É uma segurança para o consumidor comprar o produto com o selo SISBI, porque sabem que ali tem uma exigência de qualidade e protocolos se sanidade e higienização maiores que os normais. É importante dizer que esses três estabelecimentos são equivalentes ao serviço de Governo Federal, que é o SIFI. Também é um ganho muito grande para Bento, porque conseguimos levar o nome do município para diversos lugares do Brasil”.
O secretário da Agricultura, Volnei Christófoli, também salientou sobre o fato de algumas agroindústrias estarem alçando voos maiores.
“Ficamos muito felizes por vermos nossas agroindústrias conquistando novos espaços, não apenas no município e região, mas agora no país. Sem dúvidas o selo SISBI proporciona novas possibilidades de negócios e expansão da marca, e esperamos que num futuro próximo novas agroindústrias de Bento possam aderir à esse selo”.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Festival Despertar do Vale é neste sábado no Vale dos Vinhedos
Nas boas-vindas ao South Summit Brazil 2025, Gabriel Souza destaca inovação na construção do RS do futuro
Etapa classificatória dos Jogos Coloniais da 20ª Fenavinho, em Bento, ocorre neste domingo, dia 13