Bento Gonçalves tem se tornado referência estadual pelo investimento nas agroindústrias familiares. Atualmente o município conta com 42 empresas do setor que nos últimos anos têm se desenvolvido cada vez mais. Com esse viés, nesta terça-feira (30), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Agricultura (SMDA) recebeu a visita de comitivas de sete Estados da região Nordeste do Brasil.
São eles: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, que vieram buscar conhecimento acerca das agroindústrias locais, com o intuito de empreender em seus Estados e municípios. Um dos objetivos das lideranças foi conhecer o Sistema de Inspeção Municipal (SIM), e desta forma estudar a aplicação de estratégias similares em seus Estados.
Na parte da manhã o coordenador do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), da Secretaria da Agricultura, Cristiano Selbach, esteve acompanhando o grupo na Queijaria Valbrenta e na agroindústria de Ovos Polônia.
À tarde o grupo se reuniu na Casa das Artes para acompanhar uma palestra sobre sistema de inspeção. A atividade contou com a presença do Prefeito Diogo Siqueira, e do secretário de Agricultura Volnei Christófoli. A última atividade do dia foi marcada por uma visita à Vinícola Aurora. A Secretaria da Saúde do município esteve presente na atividade através da Vigilância Sanitária.
Selbach comentou sobre a visita do grupo ao município.
“Bento é um município expoente do setor de agroindústrias e setor de origem animal, e nesse tempo já recebemos comitivas de diversas regiões. E posso dizer que foi muito interessante termos recebido gestores estaduais. Esse é o reconhecimento do trabalho, do porquê aqui dá certo. Eles ficaram impressionados com o nosso investimento e incentivo a agroindústria familiar, e isso nos deixa ainda mais animados com o que estamos fazendo”.
O secretário de Estado da Agroindústria Familiar e Desenvolvimento Sustentável (SEAFDS) do Semiárido da Paraíba, Bivar Duda, se diz impressionado com o que viu nas agroindústrias.
“Notamos que as agroindústrias familiares são bem fortes aqui. Está sendo bem interessantes ouvir gestores e visitar algumas agroindústrias familiares, entendendo um pouco sobre como é aplicado aqui e levar um pouco da experiência para o nosso estado para quem sabe no futuro aplicarmos lá também”.
O secretário-Técnico da Câmara Temática da Agricultura familiar do Consórcio Nordeste, Reginaldo Alves, também destacou sobre a visita ao município.
“Estamos achando muito bom, porque o nosso papel quanto missão da câmara temática da agricultura familiar do consórcio nordeste é entender um pouco sobre a realidade aqui do município nesse aspecto das agroindústrias. Viemos fazer um intercâmbio para podermos aplicar da melhor forma na Paraíba”.
A secretária de Agricultura de Alagoas, Aline Melo da Silva, não escondeu o entusiasmo em conhecer um pouco da realidade das agroindústrias de Bento.
“Estou encantada com o que estamos vendo, o quanto a agricultura familiar é forte. Quem sabe a gente possa aplicar lá o que a gente vê aqui”.
Para o Prefeito Diogo Siqueira “é uma alegria ver que o trabalho de incentivo as nossas agroinustrias está sendo referência no Brasil, e isso tem sido cada vez mais notório com as visitas que temos recebido de diversas comitivas buscando entender um pouco do que está sendo feito em Bento”.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Alunos da EMEF Maria Borges Frota participam de contação de histórias em alusão à consciência negra
Prefeitura realiza reunião com corsan para tratar sobre o abastecimento de água nos bairros
Em formato on-line, OAB/RS realiza eleições nesta sexta-feira