A agroindústria de Massas e Panificados, Sabores da Serra, foi inaugurada no final da tarde da quinta-feira, 22 de março. A propriedade do casal Valéria Pacheco e Fabiano Santin fica na Linha Palmeiro, no interior de Pinto Bandeira e recebeu o certificado de registro.
Agora, a família Santin poderá comercializar seus produtos em feiras, cooperativas, pontos comercias, rotas turísticas, lojas, associações e diretamente ao consumidor na propriedade utilizando o talão de produtor rural, sem a necessidade de abrir uma empresa.
Durante o evento, no qual estiveram presentes representantes de diversas instituições envolvidas com o projeto, a agroindústria recebeu o Selo “Sabor Gaúcho”, da Emater de Pinto Bandeira, que certifica a qualidade do produto elaborado e possibilita que a agroindústria comercialize produtos em toda a região, com a venda no bloco de produtor, havendo a garantia de ser um produto de qualidade. “A Emater, juntamente com as parcerias, auxiliou em todo o processo de implementação e regularização da agroindústria, um sonhou que se tornou realidade” relata a proprietária Valéria, que faz doces e salgados desde 2015. A agroindústria também caracteriza o processo de sucessão rural. A propriedade rural pertence aos pais de Fabiano.
De acordo com a produtora Valéria Santin, “agora vai ser possível trabalhar com mais qualidade, podendo vender com nota e com selo. Isso representa um futuro melhor para nossos filhos, que certamente não terão que passar por tudo o que a gente passou, e assim, processar o nosso próprio produto”.
Para Melissa Maxwell Bock Engenheira Agrônoma Emater/RS-Ascar, responsável pela elaboração do projeto juntamente com a Extensionista Social Rúbia Heineck Koch, esse evento coroa o trabalho que está se fazendo há muito tempo e a expectativa com essa legalização é abrir portas para outros produtores “o escritório Municipal presta assessoria técnica necessária à implantação, operacionalização e regularização das agroindústrias. Por isso, foi dada especial atenção ao Projeto do Vinho Colonial, na qual tipifica o vinho produzido por agricultor familiar ou empreendedor familiar rural, estabelecendo requisitos e limites para a sua produção e comercialização e define diretrizes para o registro e a fiscalização do estabelecimento produtor. Neste projeto a equipe deu início à regularização de duas agroindústrias e umas delas, é a Sabores da Serra”, explica.
“Foi nossa primeira agroindústria inaugurada, para nós é uma satisfação poder propiciar o sonho das famílias, fazendo com que eles permanecem na propriedade” complementa Melissa.
O Rio Grande do Sul é o primeiro estado a implementar a Lei do Vinho Colonial, que também conta com a complementação da legislação estadual – a Lei da Agroindústria, que enquadra o produtor automaticamente na Lei do Vinho Colonial.
Edson Bonato, Supervisor Microrregional da Emater, acredita que a Lei do Vinho Colonial “resgata toda uma produção culturalmente tradicional. O esforço de instituições como Emater, o Ministério da Agricultura, a Secretaria de Agricultura do RS, a Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, a prefeitura de Pinto Bandeira, principais envolvidas no processo de construção e certificação da lei está gerando resultados e resgata a cultura e tradição aliadas à questão do turismo, do ponto de vista econômico e financeiro, gerando a questão de renda e motivação à permanência da juventude no meio rural e a sucessão rural. Assim a economia local circula e se promove o desenvolvimento local e regional. A nova lei ultrapassa fronteiras, pois com esse diferencial de qualidade, mais pessoas poderão visitar nossa região e levar vinhos coloniais e produtos de qualidade como lembrança.
Presenças
A inauguração da agroindústria Sabores da Serra contou com a presença do Prefeito Hadair Ferrari, o pároco Luis Antônio Mascarelo, que abençoou o local, Gerente da Cooperativa Sicredi da Agência de Pinto Bandeira Iliane Maria Ceccon Tondo a Extensionista Engenheira Agrônoma Melissa Maxwell Bock, a Extensionista Social Rúbia Heineck Koch, Coordenadora Regional da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul Lucimar Rodrigues, Assistente Técnico Regional da Emater Ricardo Capelli, Supervisor Microrregional da Emater Edson Bonato, Representando o Sindicato dos Trabalhadores Rurais Salete Petroli, e Representando a Secretaria da Saúde, a fiscal Sanitária Priscila Lisboa Carvalho e familiares.
Foto: Marlove Perin
Defesa Civil de Bento Gonçalves promove 2º Curso de Operador de Motosserra em parceria com o Sindicato Rural da Serra Gaúcha
Fórum das Cooperativas evidencia papel das cooperativas no fortalecimento da economia circular em Garibaldi
Daer prorroga por mais 30 dias Autorizações de Trânsito para Veículos de Carga