Desde o final do mês de julho, as agroindústrias familiares de Bento Gonçalves passaram a contar com uma ferramenta de enfrentamento a pandemia da Covid-19: a plataforma de vendas online “Agro em Casa”.
A iniciativa é oriunda da união de 50 agroindústrias da Serra Gaúcha, sendo 20 de Bento Gonçalves, 20 de Caxias do Sul e 10 de Flores da Cunha e Nova Pádua. O projeto conta com apoio da Prefeitura de Bento Gonçalves, por meio da Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura (SMDA) e da Vigilância Sanitária, e do Sebrae-RS.
Seu objetivo é realizar a entrega de produtos locais diretamente nas residências dos consumidores e garantir a sustentabilidade das pequenas propriedades rurais. Inicialmente o mercado de atuação é regional, mas a intenção é ampliar a ação para outros municípios.
Além da possibilidade do consumidor escolher seus produtos diretamente no site, as agroindústrias familiares estão trabalhando de forma colaborativa, formando cestas de produtos variados. Em Bento Gonçalves, a montagem das cestas, bem como a organização das entregas, está sendo realizada na sede do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
Atualmente, as vendas atendem as entregas residenciais nos municípios de Caxias do Sul e Bento Gonçalves. “Esse projeto chamado ‘Agro em Casa’ é uma iniciativa que vai ajudar muitas as agroindústrias nesse processo de digitalização dos negócios, ou seja, colocar os estabelecimentos familiares em uma forma diferente de se comunicar com o mercado. Através desse incentivo digital elas vão conseguir trabalhar melhor suas marcas, suas embalagens e seus produtos, gerando uma visibilidade e interação com os consumidores tradicionais, mas também com aqueles que utilizam as mídias digitais. Isso tudo gera uma valorização”, ressalta o analista de projetos do Sebrae e gestor do projeto com as agroindústrias, Aldoir Bolzan de Morais.
“Com a união de esforços das agroindústrias, do poder público e das entidades, como o Sebrae e a Emater, foi construída uma solução para a manutenção das vendas e escoamento da produção dos estabelecimentos familiares. É um projeto que nasceu de forma colaborativa e que ressalta a solidariedade que estamos vivendo em meio à pandemia do Coronavírus. Nosso agradecimento a todos os envolvidos e nossa admiração a todos os produtores que tem se reinventado nesse momento”, destaca o secretário da SMDA, Dorval Brandelli.
“É uma experiência nova, em função da pandemia tivemos que nos adaptar a essa nova situação, levando uma nova forma de entrega para os nossos clientes. Os consumidores podem estar comprando sem estar se expondo à doença, diretamente no conforto dos seus lares e recebendo na melhor forma possível. Já temos vendas diretas na plataforma, alguns contatos também foram feitos pelo site, está bem bacana. É um desafio, mas esperamos que dê muitos frutos”, relata a proprietária da agroindústria Nossa Horta, Daniela Mezadri.
Agro em Casa
A ferramenta foi incentivada pelo “Programa Juntos para Competir”, que reúne o Sebrae, a Farsul e o Senar, que presta outras consultorias aos empreendimentos ligadas à criação de novos produtos com engenheiras de alimentos; controles da gestão; criação de rótulos e materiais de marketing (folder, marca, catálogo de produtos); e programa de empreendedorismo para as Mulheres do Agro. A capacitação voltada às questões mercadológicas ocorre de forma online, contando com a participação de 19 estabelecimentos certificados com o Selo Sabor de Bento.
A implantação da iniciativa tem apoio do APL (arranjo produtivo local) de Alimentos e Bebidas, Sindicatos dos Trabalhadores e Agricultores Familiares Rurais, secretarias municipais da Agricultura, Emater e Programa Juntos Para Competir.
Acesse o site: https://agroemcasa.com/
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura
Fotos: Laura Kirchhof
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