Em Cotiporã, atualmente quatro famílias realizam a colheita da uva de forma mecanizada. As máquinas substituem o trabalho manual e são capazes de colher aproximadamente três toneladas da fruta por hora, o que corresponde em torno de 01 hectare de parreiras.
Na propriedade da família Salton, localizada na Comunidade de São Roque, em torno de 10 hectares são colhidos através da máquina, projetada pela própria família (Salton Máquinas e Equipamentos). Os produtores Marcos, Joemir e Joel Salton colhem de forma mecanizada as variedades viníferas como Cora, Isabel, BRS Carmen e Bordô.
Já na propriedade de Edemilson Girardi e família, em Lajeado Bonito, 05 hectares de uva recebem o sistema de colheita mecanizada. As variedades colhidas pela máquina são BRS Magna, Bordô, Isabel Precoce e Couderc. A família Girardi pretende, em torno de 02 anos, adaptar todos hectares de uva para o sistema mecanizado.
Nos últimos dias, o Prefeito de Cotiporã, Ivelton Mateus Zardo, visitou as propriedades para conferir o trabalho e parabenizar os produtores pelo investimento tecnológico e pela evolução no sistema de colheita.
Uma das visitas contou ainda com a presença do Secretário de Agricultura, Ivaldo Wearich, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Mércia Fugali e Chefe do Escritório da Emater, Jéssica Zalamena.
Fonte: Prefeitura de Cotiporã
Identificada adolescente que morreu em acidente na Zona Norte de Caxias
Ex-secretária de educação de Bento, Iraci Luchese é a nova coordenadora da 16ª CRE
Natal do Lar do Ancião, de Bento, chega junto com a campanha “Adote um Bom Velhinho”