Agricultura: interior de Bento Gonçalves recebeu inúmeras ações ao longo de 2023

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Agricultura (SMDA), teve um 2023 marcado por diversas ações em localidades do interior, com investimento em setores primordiais, como estradas, horas-máquinas, incentivo às agroindústrias, vacinas para os animais, entre outros. Com base nisso, a SMDA divulgou recentemente os números e dados de investimentos e ações do último ano. Um dos pontos em destaque se refere aos trabalhos nas estradas.

Ao longo de 2023 foram patrolados pelo menos 2.520 quilômetros nos distritos de Tuiuty, Faria Lemos, Vale dos Vinhedos e São Pedro. Em algumas localidades os serviços de patrolamento ocorreram mais de uma vez. Além disso, inúmeros trechos foram roçados, além de britagem, obras de colocação de asfalto, além de instalações de novas tubulações.

Agroindústrias

Um dos destaques do ano foi o incentivo às agroindústrias, com recorde absoluto no número dessas empresas familiares. Atualmente o município conta com 42, e dos mais diversos segmentos de atuação. O Programa visa apoiar as Agroindústrias do Município agilizando o processo de legalização e desenvolvendo atividades de incentivo, valorização e divulgação das Agroindústrias e do Município.

Programa troca-troca de sementes de milho

O Programa Estadual Troca–Troca de Sementes de Milho, desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo através do Departamento de Agricultura Familiar, disponibiliza variedades de sementes de milho para os agricultores com preço inferior ao praticado no mercado e prazo de pagamento estendido. Em Bento, pelo menos 20 agricultores foram beneficiados, sendo entregues 37 sacos do produto.

Feiras

As feiras têm o objetivo de fortalecer o produtor rural, especialmente a agricultura familiar, através da comercialização de hortifrutigranjeiros, produtos industrializados de origem animal, vegetal e farináceos, obedecendo as exigências legais. Somente na Feira do peixe vivo foram comercializados 23.500 mil quilos de espécies.

Vacina Brucelose

A SMDA organiza o processo de vacinação, proporcionando aos agricultores acesso à vacina Brucelose, obrigatória para bezerras de 03 a 08 meses de idade. O produtor que não vacinar estará sujeito à multa e não poderá requerer GTA (Guia de Trânsito Animal), necessária no caso de abate ou transporte de animais. Ao longo do ano foram atendidos 34 agricultores e realizadas 45 vacinas.

Alevinos

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Agricultura (SMDA), realiza anualmente a inscrição e entrega de alevinos (peixes recém-saídos do ovo). As principais espécies entregues são Carpas, Jundiá, Lambari, Trairão, Tilápia, Pacú, Dourado e Surubim. A ação neste ano ocorreu em frente da Igreja São Bento. Pelo menos 9.250 alevinos foram entregues aos produtores rurais.

Programa de Máquinas Terceirizadas

O programa de máquinas terceirizadas vem para auxiliar o produtor rural em várias demandas e serviços dentro de suas propriedades rurais, visando melhorar as condições de produção, fortalecendo sua permanência no campo. Ao longo do ano foram 476 talões do agricultor atendidos.

Pavimentação asfáltica

Ao longo do ano foram asfaltados mais de 3,6 quilômetros de estradas por localidades do interior do município. Foi entregue 1 quilômetro da pavimentação na Via dos Imigrantes, em São Pedro, distrito que recebeu também 650 metros de asfalto na estrada da linha Vicente Longo. Em Tuiuty foram entregues 1 quilômetro e na linha Santa Lúcia, no Vale dos Vinhedos, 1,1 quilômetros de asfalto. Está em andamento a pavimentação do Vale Aurora, com primeiro e segundo trechos concluídos e o terceiro em execução.

Redes de Água

A SMDA realiza a implantação e a manutenção de redes de água no interior do município, proporcionando aos moradores das localidades o acesso ao abastecimento de água tratada em suas residências.

Em 2023 a SMDA manteve a manutenção das redes existentes com as manutenções rotineiras de conserto de rede. Sendo utilizados:

800 metros de mangueira de 32 mm na ampliação da rede no poço da localidade do Vale Aurora, Distrito de Faria Lemos.

1.400 metros entre redes novas e mais as redes substituídas.

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

PG

error: Conteúdo Protegido