Quarenta agricultores que fazem parte da Cooperativa dos Agricultores Familiares de Bento Gonçalves (CooperaBento) participaram de um Curso de Cooperativismo, na tarde desta quarta-feira (24/05), no auditório da Sicredi Agro. A capacitação dos cooperativados é uma das etapas previstas no estatuto social da CooperaBento. O curso é ministrado pelo administrador Cláudio Nadler, da Unidade de Cooperativismo (UCP de Porto Alegre) da Emater/RS-Ascar, que tratou dos conceitos, fundamentos, processos, responsabilidades dos cooperados e gestores da cooperativa.
“O curso é muito importante para que os cooperativados tenham ideia sobre o sistema cooperativo, já que muitos agricultores nunca trabalharam ou foram associados a alguma cooperativa. Então esta é uma etapa muito importante para o funcionamento da CooperaBento, para que o grupo continue unido e a cooperativa consiga alcançar ainda mais mercados regionais”, explica a extensionista da Emater/RS-Ascar Luciana Fagundes.
Composta por agricultores familiares de Bento Gonçalves, Veranópolis e Farroupilha, a associação já fazia a entrega desde 2010 de produtos para a alimentação escolar, tanto municipal como estadual e federal. Mas a constituição da cooperativa, a segunda do município, abre a possibilidade de participação nos editais de Chamada Pública da Prefeitura e de escolas estaduais e federais. A entidade está aberta para o ingresso de novos agricultores interessados.
Fonte: Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar – Regional de Caxias do Sul
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor