O mês de agosto reforça o debate sobre a importância da amamentação para a saúde e desenvolvimento da criança. Durante o mês a prefeitura de Bento Gonçalves, através da Secretaria de Saúde (SMS) realiza inúmeras ações relacionadas ao tema.
Nesta quinta-feira (17), ocorreu no auditório do Uniftec, o VII Simpósio de Desenvolvimento Infantil e Rede Cegonha de Bento Gonçalves, em referência ao Agosto Dourado, mês dedicado ao aleitamento materno. A atividade contou com a presença de profissionais da saúde que explanaram acerca da importância do aleitamento materno. A realização é da Secretaria de Saúde, Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno (GRAM), Núcleo Municipal de Educação em Saúde Coletiva (NUMESC) e o Gabinete da Primeira-dama, contando com o apoio do Hospital Tacchini e Uniftec.
Um dos temas do simpósio foi como o Aleitamento Materno pode mudar o curso de vida de uma pessoa, com o debate feito pela coordenadora do Setor de Saúde Bucal, Giovana De Bacco. Posteriormente ocorreu uma mesa redonda, com a mediação da nutricionista Michele Fracalossi. Ao final do evento ocorreu a palestra Relato de experiências para fortalecer mãe e pai trabalhadores, que contou com a presença da Presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Bento Gonçalves (Sec-BG), Orildes Lottici, da representante do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), Regina Flores e da secretária de Educação Adriane Zorzi.
A coordenadora de Atenção básica, Evelise Bender destacou acerca da atividade. “Esse simpósio foi de extrema importância, para que possamos dar apoio às famílias, para que elas consigam manter a amamentação até dois anos ou mais, sendo exclusivamente até o sexto mês de idade do bebê. É muito importante esse trabalho conjunto de todos, em prol do aleitamento materno”.
A coordenadora da Saúde da Criança, do adolescente e da nutrição, Érica Fiorin, destacou que “é um momento para a gente propiciar aos nossos profissionais a discussão sobre o aleitamento materno. É importante refletir sobre o que os serviços públicos ofertam para as mães trabalhadoras que amamentam. A gente quer atingir taxas maiores de aleitamento materno, e por isso é tão importante termos esse simpósio para ampliarmos o leque de discussão”.
A coordenadora do NUMESC BG, Núbia Beche Lopes, salientou acerca da importância do simpósio. “Foi uma tarde de muita discussão e planejamento de ações sobre o aleitamento materno. É uma atividade para encerrar as ações do Agosto Dourado, uma data comemorativa. Nesse simpósio nós divulgamos as ações em prol do apoio da mulher trabalhadora, o que faz toda a diferença para quem está nessa etapa da vida de amamentação”.
A Primeira-dama Cláudia Remus esteve presente no simpósio e destaca que “é uma honra a gente ver um auditório lotado quando o assunto a ser tratado é amamentação, o cuidado desta mãe, o cuidado desta família, que tem uma rotina estruturada e de repente vem um presente que é um bebê. Ele mexe com tudo que está organizado nesta família. É muito bom ver profissionais da área buscando aprendizado. São pessoas que verdadeiramente se importam. A gente precisa valorizar cada pequena vitória como essa do Simpósio”.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: José Martim Estefanon
PG
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor